segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dia Mundial de Habitat



“Guiné-Bissau tem défice habitacional na ordem de 55%”, diz Ministro das Obras Públicas

Bisau, 03. Set. 16 (ANG) - O Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo afirmou, hoje em Bissau, que o governo está a articular-se com os parceiros técnicos e financeiros para incentivar o investimento privado na contrução civil e promoção imobiliária, para reduzir o défice habitacional no país, situado na ordem de 55 por cento.

Na sua mensagem alusiva ao dia mundial de habitat, que hoje se comemora, Malam Banjai acrescenta que governo tem a consciência, de que na Guiné-Bissau, tanto nas cidades como, no meio rural “muito ainda está por fazer”, com vista a sitisfazer o  direito a habitação.

Contudo, o governante alerta que a “estabilização política e o desenvolvimento económico do país” constituem factores importantes para a concretização e promoção do direito à habitação e a melhoria de habitat.

Ainda, seu discurso, o Ministro da Obras Públicas lembrou o Secretário-Geral das Nações que, na sua sua mensagem esta segunda-feira sobre a data, disse que, durante este mês todos os parceiros devem, em conjunto, refletir sobre várias questões urbanas e que partilhem os conhecimentos e experiências, com vista a tornar as cidades melhor.

Finalmente, o Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, Malam Banjai apelou os guineenses e os estrangeiros no país, a melhorarem os comportamentos, visando contribuir para a criação dum habital saudável e condigno.

A Primeira segunda-feira de Outubro de cada ano foi instituída em 1984, pelas Nações Unidas, como o “Dia Mundial do Habitat”. Este ano, a data comemora-se sob o lema: “Habitação em Primeiro Lugar”.

De lembrar ainda que, entre os dias 17 e 20 deste mês, realiza-se em Quito, República de Equador, a “Cimeira Mundial sobre o Habitat e Desenvolvimento Urbano”.ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário