quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Política



Primeiro-ministro promete respeitar acordo da CEDEAO

Bissau,05 Out 16 (ANG) - O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau prometeu hoje, a saída do encontro com Presidente da Republica, respeitar o acordo da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEOA) que propõe a formação de um governo inclusivo.

Baciro Djá esteve na presidência da república no âmbito das auscultações das partes assinantes de acordo iniciada pelo Presidente Republica para implementação do acordo.

Apelou igualmente aos partidos políticos à respeitarem o acordo assinado em Setembro.

Interrogado sobre a sua continuidade na liderança do futuro governo disse que o acordo esta clara e até porque quando foi nomeado para chefiar o actual elenco governamental tinha esta ideia de inclusividade, por isso, convidou à todos os partidos com assento parlamentar, e o PAIGC recusou.

Perguntado se o seu governo é inclusivo porquê que assinou o acordo, o chefe de governo relacionou o facto com a responsabilidade política, paz, estabilidade e bem do país, tendo declarado que está aberto à todas as “questões que possam reunir os guineenses”.

A perspetiva do PAIGC é de que ganhou as eleições  deve formar o governo. Eu penso que está demostrado que este governo tem uma maioria,” afirmou, referindo que qualquer governo que venha a ser formado tem que ter uma base parlamentar para suportar as suas políticas.

Segundo Baciro Dja ainda existe um bloqueio institucional política da parte Assembleia Nacional Popular.

Baciro Djá,por outro lado, elogiou a iniciativa do PAIGC de convidar o grupo dos 15 para um encontro de negociação e naturalmente uma eventual reconciliação interna no seio desta formação política.  ANG/LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário