quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Novo SG da ONU


“Vitória de António Guterres constitui grande júbilo para a Guiné-Bissau”, diz ministro dos Negócios Estrangeiros

Bissau,06 Out 16(ANG) - A Guiné-Bissau encara com "grande júbilo" a vitória de António Guterres na votação para secretário-geral da ONU, disse quarta-feira à agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú.

Soares Sambú
"Nós reagimos com grande júbilo e congratulação, mas não constitui uma surpresa, porque ele era o melhor candidato", referiu o líder da diplomacia guineense.

O governante entende que é também um dia de celebração para a lusofonia.

"Estamos todos de parabéns no mundo lusófono", pelo apoio em torno de António Guterres, realçou.

Soares Sambú e o Presidente guineense, José Mário Vaz, encontraram-se com o candidato português em setembro, à margem da Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, e na altura expressaram-lhe pessoalmente "o apoio da Guiné-Bissau", recordou.

A reforma das Nações Unidas é um dos "muitos desafios" que Guterres tem pela frente, começando desde logo pelo Conselho de Segurança, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau espera que o novo secretário-geral possa amparar a ambição de África em ter maior representatividade no órgão, nomeadamente com um lugar entre os membros permanentes - com poder de veto.
ANG/Lusa                       

Sem comentários:

Enviar um comentário