sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Polémica sobre figura de PM

       UM afirma que “se chegou ao consenso sobre um nome” em Conacri

Bissau, 21 Out 16 (ANG) O Partido “União para a Mudança” defende que “se chegou à um consenso sobre um nome”, entre os propostos pelo Presidente José Mário Vaz, para desempenhar o cargo do Primeiro-ministro do futuro governo inclusivo e de consenso.

Agnelo Augusto Regala
Durante uma conferência de imprensa convocada hoje para o efeito, o seu Presidente, Agnelo Regala, disse que o referido “consenso” não constou no Acordo, nem no Comunicado Final do encontro de Conacri, “por uma questão de soberania”.

“O referido nome deveria ser apresentado, em primeiro lugar, ao Presidente da República da Guiné-Bissau, que por sua vez, procederia a sua divulgação” declara o político.

Como fundamento, o Presidente da União para a Mudança afirma que o mediador da crise política no país indigitado pela CEDEAO, o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, terá declarado na plenária em que foi assinado o “Acordo de Conacri”, que “tinha sido alcançado um consenso sobre o nome do novo Primeiro-ministro”.

Segundo Agnelo Regala, Alpha Condé “ deveria transmitir esse nome de consenso, em primeira mão, ao Presidente da República da Guiné-Bissau, a margem da Cimeira da União Africana”, que se realizou na semana passada em Togo, para que José Mário Vaz, por sua vez, pudesse o divulgar em seguida.

Perante aquilo que este líder político chama de “aprofundamento da crise política, cuja repercussão se faz sentir a nível social, com a degradação constante das condições de vida das populações”, a União para a Mudança  convida aos actores políticos e sociais a assumirem as suas rresponsabilidades na procura de uma solução em prol do país.

Por fim, o Presidente da União para a Mudança (UM), Agnelo Regala agradeceu à Comunidade Internacional e ao mediador da CEDEAO, o Presidente Alpha Condé, pelo “papel desempenhado em prol da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau”.

Uma delegação da União Para a Mudança chefiada pelo seu líder Agnelo Regala tomou parte na reunião de Conacry, promovida por Alpha Condé.  
ANG/QC/

Sem comentários:

Enviar um comentário