sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CAN Gabao 2017


Guiné-Bissau perde com Camarões

Libreville, Gabão, 19 Jan 17 (ANG) - A selecção nacional de futebol vergou-se quarta-feira perante a sua congênere de Camarões por 2-1, isso depois de estar a vencer durante todo a primeira metade do jogo disputado no estádio "Amitie".

O conjunto guineense surpreendeu o mundo ao estar em vantagem no marcador durante toda a primeira parte, devido ao tento apontado pelo avançado, Piqueti que, sozinho, driblou a partir do meio campo do adversário uma muralha de três adversários camaroneses, para depois desferir forte no fundo das malhas defendidas por Joseph Ebogo.

O golo deu azo a uma ensurdecedora gritaria de centena e meia de adeptos guineenses, de guiné-conacri e senegalés, presentes no Estádio "Amitie" de Libreville, bem como de gaboneses que tanto torceram pela vitória da turma nacional.

São casos, por exemplo, de Yves, um gabonês acompanhado do seu amigo da Republica Democrática do Congo, de nome Patrice que manifestou sua desilusão pelo resultado, mas mostrou-se confiante na vitória dos Djurtus no terceiro e ultimo jogo do grupo A,  contra o Burkina-Faso.

"Não te entristeces, meu amigo, vocês merecem. Éh a voça primeira presença numa competição desta envergadura e olha a humilhação que vocês mostraram aos camaroneses", dizia Yves, o tal gabonês tentando consolar o repórter da ANG. O seu amigo interrogava-se apenas sobre a opção feita pelo treinador guineense de tirar o autor do golo do retângulo do jogo.

Já na sala de imprensa e questionado se o resultado era justo, "mister" Baciro Cande respondeu negativamente tendo argumentado que durante toda a primeira metade do encontro, os seus pupilos dominaram por completo "Os Leões Indomáveis" e aos 15 minutos, por pouco, não dilataram a vantagem quando o avançado Frederic Mendy tentou dar chapéu ao guarda-redes de Camarões. 

Respondendo ainda a um jornalista camaronês se este resultado se deve a uma eventual má estratégia usada ou se foi a falta de motivação dos jogadores, Cande respondeu negativamente e argumentou que a turma nacional jogou "taco a taco" perante uma "das grandes seleções africanas".

"A Guiné-Bissau nunca se impressionou diante desta potencia africana em futebol", negou o "mister" que olha para o jogo contra os burkinabes, no próximo Domingo, em Franceville, a 600 quilómetros da capital gabonesa, como a derradeira chance para o apuramento dos Djurtus, "isso teoricamente falando".

Ao longo da partida o treinador guineense procedeu a duas substituições nomeadamente, o autor do golo, Piqueti que cedeu lugar a Idy Computador, isso aos 50 minutos da partida e depois do primeiro golo camaronés que ocorreu aos 60 minutos, por entremédio do avançado Siane, cinco minutos depois, trocou Sami por Toni Sá Brito.

Infelizmente, para os guineenses, a estratégia não surtiu efeito e a equipa dos Camarões consolidou a sua vitória aos 77 minutos depois do "tiro" potente do médio Mandjeck.

Eis a composição das duas equipas:

Guiné-Bissau: Jonas, Tomas Dabo, Rudy, Juari, Mamadu Cande, Zezinho (Capitão), Santos, Nanissio, Toni Silva, Piqueti, Frederic Mendy.

Suplentes: Emanuel Mendy, Lassana Camara, Eridson, Abel Camara, Bocundji Ca, Papa N'baye, Agostinho Soares, Sami, Joao Mario Idy Computador e Aldair Rui Dabo.
Treinador: Baciro Cande

Camarões: Joseph Ebogo, Adolphe Kamgang, Ngadeu Michel, Ypongo Ambroise, Benjamin Moukandjo (Capitao), Aboubakar Aboubakar, Chrisntian Bassogoug, George Mandjeck, Sebastian Siani e Fai Suiri.

Suplentes: Ernest Massoussi, Nicolas Nkolou, Zoua Jacques, Edgar Salli, Franck Boya, Goda Jules, Suntchuin Arnaud, Robert Ndip Tambe, Karl Ekambi, Djetei Mohamed, Joseph Ngwien II e Bokwe Georges.
Treinador: Hugo Boss.

José Augusto Mendonça, enviado especial da ANG ao CAN Total Gabão 2017 em Gabão

Sem comentários:

Enviar um comentário