terça-feira, 17 de janeiro de 2017

PAIGC


  Catió acolhe acto central das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais

Bissau,17 Jan 17 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cobo Verde (PAIGC), escolheu o sector de Catió, região de Tombali, sul do país para o acto central das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais que se assinala no próximo dia 20 de Janeiro.
 
Segundo o programa comemorativo do efeméride a que a ANG teve hoje acesso, o evento vai ser ainda antecedido em Bissau com a deposição de coroas de flores na sepultura dos herois nacionais, no Aquartelamento de Amura e na  estátua de Amilcar Cabral, na rotunda do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”.

Em Catió, várias actividades de animações  cultural estão programadas, entre as quais, o torneio de futebol, projecção de filmes sobre a luta de libertação, e a transladação dos restos mortais do fundador da nacionalidade  guineense de Conacry para a Fortaleza de Amura, em Bissau, seguido de um encontro de concertação de todas as delegações presentes no acto.

No dia 21 de Janeiro será realizada, conforme o programa, uma marcha em homenagem aos Combatentes da Liberdade de Pátria e as 12h a delegação parte em direcção à Ilha do Komo para a inauguração de uma exposição Fotográfica dedicada aos 54 anos de luta de libertação nacional e a entrega de 50 cartões aos novos militantes do partido, prémios e medalhas comemorativas da participação desportiva e cultural.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais e do inicio de luta armada de libertação nacional, no dia 22  do mês em curso,  às 7h  a comitiva do PAIGC parte de Catió em direcção a Buba, região de Quinara, depois para Cassacá com pequenas paragens em Bolama e Guiledje.

Em Cassacá, segundo o programa, será realizado um “Djumbai” com os combatentes da liberdade da pátria , populares e outros testemunhos da odisseia da gloriosa luta de libertação nacional sobre as sua experiencias vividas durante esse período.

Na segunda-feira, dia 23, será inaugurado o memorial dos Combatentes da Liberdade da Pátria  em Cassacá,marcando o acto inaugural  das celebrações do inicio da luta armada com  entoação do Hino Nacional, seguido  de apresenacao de  mensagens de boas vindas pelo Secretário Nacional do PAIGC, Aly Hizaji, e  intervenções dos representantes das nove regiões, dos convidados dos partidos políticos democráticos, entre outros.

 No programa comemorativo da jornada alusiva ao 54º aniversário da Luta da Libertação Nacional, o PAIGC recordou uma das frases de Amílcar Cabral que diz ,“Temos sido capazes e temos de ser cada dia mais capazes de pensar muito os nossos problemas para podermos agir bem e agir muito para podermos pensar cada vez melhor”.  
ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário