quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Política


Direcção da ANP justifica sua ausência na cerimónia de cumprimentos de ano novo ao Presidente da República

Bissau 26 Jan 17 (ANG) – A Assembleia Nacional Popular emitiu hoje um comunicado em que justifica  a sua ausência na cerimónia de apresentação de cumprimentos do ano novo ao chefe de estado, realizada terca-feira, com alegada  *ilegalidade de alguns deputados.

A nota do Gabinete do Presidente da ANP à que a ANG teve acesso, informa que previamente os serviços  protocolares do Estado e a Presidência da República foram comunicados sobre essa ausência determinada por uma deliberação  da Comissão Permanente.

A nota refere que em termos regimentais, o Presidente da ANP representa a instituição parlamentar e na sua ausência ou impedimento o hemiciclo é representado pela pessoa por ele designado.

“A intervenção do autodenominado representante da suposta maioria absoluta na ANP composto pelos deputados do Partido da Renovação Social e os do grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, não vincula a ANP , que se encontra preocupada com a sua segurança e preservação do funcionamento dos seus órgãos “ lê-se no documento.

A notificação lembra ainda que os órgãos internos da ANP estão a funcionar normalmente, com exceção do Plenário devido a crise politica instalada naquela instituição, motivada pela divisão criada pelo Chefe de Estado no seio dos deputados, pelo que não colhe o argumento de que os deputados recebem salários sem trabalhar.

No comunicado, o Presidente da ANP disse estar concentrado em encontrar solução para implementação do Acordo de Conacri, instrumento que reflete o equilíbrio e o retorno a normalidade institucional do país, pelo que convida ao presidente José Mário Vaz  a enveredar pela mesma via , ao invés de constituir, permanentemente, factor de divisão e de instabilidade , no seio da sociedade guineense.  
ANG/MSC/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário