quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Crise migratória



Itália quer acordos com Níger, Tunísia e Líbia para repatriação de migrantes 

Bissau, 04 Jan 17 (ANG) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália anunciou hoje estar a trabalhar em acordos com o Níger, a Tunísia e a Líbia para acelerar as repatriações de migrantes indocumentados que chegam à costa italiana.

"Temos salvado muitas vidas, mas não podemos aceitar de ninguém violações das regras. Por isso devemos acelerar as expulsões e repatriações: estamos a trabalhar para concluir acordos que diminuam as entradas impedindo as saídas", afirmou Alfano, numa entrevista publicada hoje pelo diário italiano "La Stampa".

O ministro explicou que o país está a trabalhar com o Níger, país com o qual "se está perto de chegar a acordo", e também com a Tunísia e a Líbia.

Para Alfano, a crise migratória é um dos desafios mais importantes que a Europa enfrenta há meses.
"Que ninguém pense que a questão migratória se resolveu com o acordo assinado com a Turquia", disse.

O ministro manifestou solidariedade com a Turquia, após o recente atentado em Istambul, que causou 39 mortos, e defendeu a necessidade de uma maior troca de informação entre a "polícia e os serviços de informação" dos países europeus que permita "garantir a segurança" e prevenir ataques.
"Devemos relançar a ideia de um sistema de defesa comum", disse Alfano.

A União Europeia, acrescentou, deve criar medidas que aumentem a segurança no continente face a possíveis ameaças terroristas e também acordar uma estratégia comum na questão da gestão do drama dos refugiados.

"Devemos enfrentar o problema dos grandes fluxos migratórios desde a raiz: são os conflitos em países como a Síria ou o Iraque as causas dos fluxos de milhões de refugiados", concluiu.  
 ANG/Lusa/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário