quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Gâmbia


           Adama Barrow toma posse como novo presidente no Senegal

Bissau,19 Jan 17 (ANG) – Adama Barrow,candidato vencedor das eleições presidências gambianas de 1 de Dezembro último, com 45,5 por cento de votos contra os 36,6 por cento de Yahya Jammeh, toma posse hoje na Embaixada de Gâmbia no Senegal como Presidente da República deste País.
 
O acto foi  hoje anunciado à imprensa pelo Embaixador de Gâmbia na Guiné-Bissau, Abdou Jarju, que sustentou que essa  embaixada representa a extensão do território do seu  país.

O diplomata gambiano disse que  a maioria dos juízes do Supremo Tribunal da Gâmbia se encontra exilado no Senegal, o que facilitou ao presidente eleito em termos de juramento de respeito à Constituição e às normas  gambianas perante um Juiz.

Quanto a alegada intervenção militar da Comunidade Económica dos Estados Africa Ocidental, CEDEAO disse que só  é possível  após a investidura do novo presidente, que de imediato passa a ser o Comandante em Chefe das Forças Armada da Gâmbia.

“Já nessa  condição o novo Presidente da República pode pedir a intervenção da comunidade. Se assim não for, a CEDEAO poderá ser processado por ingerência em assuntos internos de um país”, explicou Jarju.

O embaixador gambiano em Bissau disse entretanto acreditar numa solução pacífica para a crise.

Em relação aos refugiados gambianos que se encontram na Guiné-Bissau, Abdou Jerju solicita aos  seus concidadãos foragidos a dirigirem-se para os serviços consulares da embaixada para se inscreverem e consequentemente beneficiar de um eventual apoio, em caso da necessidade.    

Revelou que até  ao  momento, a Embaixada registou apenas 12 pessoas de nacionalidade gambiano, mas  admitiu que o número possa ser maior, por que muitos têm familiares na Guiné-Bissau.

“Sabemos que os refugiados gambianos na Guiné-Bissau não vão se concentrar num único lugar, antes pelo contrário vão exilar-se junto de familiares, e isso vai acarretar custos para essas famílias. Por essa razão devem dirigir-se aos serviços consulares para se inscreverem e assim a embaixada poderá comparticipar para a redução das despesas dessas famílias de acolhimento”, disse.
ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário