segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Mensagem de condolências


         José Mário Vaz lamenta morte do antigo Presidente português

Bissau, 09 Jan 16 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz, lamenta a morte do antigo Chefe de Estado português, Mário Soares, e o considera ser “ um dos mais notáveis da história política portuguesa e do mundo”.
 
Na sua mensagem de condolências endereçada ao seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa,  o estadista guineense acrescenta reconher o antigo governante como um “grande defensor da liberdade e da democracia”.

 Por isso, José Mário Vaz, em nome do povo guineense, do seu governo e em seu nome próprio, manifesta os sentimentos de pesar,  tristeza e solidariedade ao povo português e aos familiares de Mário Soares.

Entretanto, sabe a Agência de Notícias da Guiné (ANG), através da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) que se iniciam hoje as cerimónias fúnebres do ex-chefe de Estado português.

Segundo uma fonte da presidência guineense, José Mario Vaz viaja esta noite para assistir as referidas cerimónias em Lisboa.

O antigo Presidente da República portuguesa faleceu  sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Soares foi o Chefe da delegação portuguesa que negociou e assinou em Argel, Argélia, com uma delegação do PAIGC, o Acordo que fixou  10 de Setembro de 1974, como a data de  reconhecimento da independência da  Guiné-Bissau por Portugal.

Mário Alberto Nobre Lopes Soares, “Mário Soares” é uma das mais emblemáticas figuras do século XX em Portugal.

Lutou contra a ditadura de Salazar e Caetano, que a Revolução dos Cravos derrubou em 1974.

Foi o fundador do Partido Socialista português (PS), exerceu as funções do Presidente da República entre 1986 e 1996, foi Primeiro-ministro nas décadas de 70 e, antes, Ministro dos Negócios Estrangeiros deste país lusófono.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário