terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Saúde Pública


Presidente da Associação das Farmácias promete alargamento de horário de serviço

Bissau,10 Jan 16(ANG) – O Presidente da Associação Nacional das Farmácias da Guiné-Bissau prometeu introduzir novas medidas que vão permitir  o alargamento do  horário de funcionamento das farmácias.
 
Em entrevista a ANG, Salem Idomo disse que já estão a entabular contatos com os responsáveis do Ministério de Saúde no sentido de criar  condições para que as farmácias deixem de fechar as portas mais cedo, de forma a atender as necessidades dos clientes.

“Se os tabernas, bares e restaurantes onde se vendem bebidas alcoólicas que em muitas situações prejudicam a saúde das pessoas funcionam até as tantas , porquê que as farmácias não podem ter o mesmo privilégio e a maioria fecham  às 21 horas”, questionou.

Aquele responsável sublinhou que é melhor criar mecanismos para fazer as farmácias funcionarem mais tempo, mesmo as que não se encontram de   serviço permanente, de forma a aliviar a população que as vezes sentem-se necessidade de medicamentos nas horas mortas.

Perguntado sobre o que vão fazer no sentido de garantir à população  medicamentos de qualidade, Salem Idomo respondeu que o assunto já foi tratado com o ministro de Saúde que lhes garante a criação de uma Agência Reguladora que terá a missão de controlar todos os medicamentos que entram no país.

Salem Idomo disse que estão empenhados na capacitação dos seus associados para satisfazer a necessidades das farmácia terem pessoal formado em farmácia. 

“Vamos solicitar a Direção dos Serviços Farmacêuticos do Ministério de Saúde no sentido de se estabelecer uma parceria com Associação das Farmácias de forma a prosseguir com ações de formação anual dos seus agentes como aconteceu nos anos anteriores”, prometeu.

Questionado sobre se existem ainda espaços para a concessão de mais licenças aos operadores de farmácias em Bissau, aquele responsável afirmou que por enquanto não, acrescentando que Bissau dispõe atualmente de 112 estabelecimentos farmacêuticos, o que é muito.

“A nossa maior preocupação é organizar os serviços das farmácias já existentes de forma a garantir um atendimento mais eficaz às populações”, disse, apelando aos seus associados para cumprirem com as leis impostas pelo Ministério de Saúde, dentre elas, a limpeza dos estabelecimentos, prestação de serviços de qualidade. 
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário