quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Crise na Gâmbia


               Movimento Bambaram-GB apoia refugiados e retornados

Bissau, 19 Jan 17 (ANG) – O Recém-criado Movimento “Bambaram-GB” vai apoiar os retornados e refugiados  da República da Gâmbia, disse hoje seu coordenador.

Queba Coma
Em entrevista exclusiva à  ANG, Queba Coma disse  que a sua organização pretende que os cidadãos guineenses residentes, colaborem no acolhimento em seus lares das pessoas ou famílias vindos da Gâmbia e contribuírem  na reintegração efetiva dos retornados.

Disse que neste momento a organização está a ultimar as fichas de inscrição dos refugiados ou retornados da Gâmbia e dos acolhedores conforme as confissões  religiosas.

Informou que foram criadas estruturas locais na zona norte para acolhimento dos mesmos, adiantando que alguns retornados já se encontram junto dos seus familiares, em Farim e Mansoa.

A titulo de exemplo, Queba Coma revelou que  um cidadão morador no bairro de Missira acolheu mais de trinta pessoas em seu lar.

Prometeu que dentro de 15 dias  essa organização vão percorrer todo o território nacional para dar apoio necessário aos refugiados e retornados.

Queba Coma realçou a existência de ligações  sanguíneas entre a Guiné-Bissau e Gâmbia, dando como exemplo a existência na Gâmbia de pessoas pertencentes as  etnias mandinga, manjaca, balanta, felupe e outras, todas elas com  familiares na Guiné-Bissau. “Temos a obrigação de ajudá-las”, disse.  

 “ Vamos ter um encontro com a comunidade gambiana residente no país a fim lhes pedir colaboração no apoio e acolhimento aos refugiados e retornados, “frisou.

  Queba Coma apela ao governo, a comunidade internacional e as organizações não-governamentais para apoiarem o movimento no cumprimento dessa missão de assistência humanitária.

O Movimento Bambaram-GB tem como objetivo contribuir para a pacificação do mundo e  promoção da solidariedade entre os seres humanos, sobretudo  os mais vulneráveis.
ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário