quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Saúde/Pública


  Criada nova Autoridade Reguladora Nacional das Farmácias e Medicamentos

Bissau,12 Jan 17 (ANG) – Os Técnicos do Ministério da Saúde validaram, num seminário que decorreu quarta-feira, em Bissau, o projecto lei que cria a Autoridade Reguladora Nacional das Farmácias, Medicamentos e produtos Sanitários no país.

Citado pela Rádio Bombolom, a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar Mária Inácia Có disse que a lei permite assegurar o cumprimento das normas nacionais e comunitários aplicáveis a autorização para introdução dos medicamentos importados no mercado e boas práticas de conservação, bem como dos seus ensaios clínicos.

Acrescenta que a Autoridade Reguladora Nacional de Farmácias  vai garantir a qualidade dos produtos sanitários, segurança e eficácia das autoridades na supervisão das actividades no sector, sobretudo em termos da venda de medicamentos.

Maria Inácia Có disse que a instituição vai ajudar aos profissionais da saúde e  cidadãos em geral a terem  acesso aos medicamentos e produtos sanitários de qualidade aceite dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com um preço uniformizado, adoptado tendo em conta o  poder de compra da população guineense. 

Para o médico Cardiologista Alberto Indeque, a nova entidade passa a controlar não só a abertura das farmácias assim como o seu funcionamento, tendo em conta a proliferação das mesmas no país.

Afirmou que a maior parte das farmácias está longe dos Hospitais e que muitas vezes provoca complicações aos doentes devido a chegada tardia dos familiares que foram a procura de medicamentos para tratamento. 

Para inverter essa situação, Alberto Indeque disse que é preciso que as farmácias próximas dos hospitais estejam sempre em funcionamento.

Instado a falar da comercialização dos medicamentos fora do prazo, o médico disse que a situação já está ultrapassada ou seja nenhuma farmácia no país vende medicamentos fora do tempo.
ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário