segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Política



Governo exonera governadores regionais e Presidente da Câmara Municipal de Bissau

Bissau,09 Jan 17(ANG) - O executivo guineense exonerou todos os governadores regionais e o presidente da Câmara Municipal de Bissau, mas não nomeou novos responsáveis para aqueles lugares, indicou o Conselho de Ministros.
 
Segundo a Lusa que cita um comunicado assinado pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Malal Sané, a decisão foi tomada na reunião semanal do Governo, realizada às quintas-feiras.

Não foram invocados os motivos para a decisão e nem anunciados os novos responsáveis.
Fonte do Governo indicou que os secretários regionais irão assumir a gestão corrente até à nomeação de novos governadores.

Na semana passada, um despacho do ministro da Administração Territorial, Sola Nquilin, suspendeu de funções os governadores das nove regiões administrativas da Guiné-Bissau, propondo novos responsáveis, mas três dias depois o despacho foi anulado por ordens do primeiro-ministro.

A maioria de governadores agora exonerados pelo Conselho de Ministros são elementos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das últimas eleições legislativas, mas que tem estado arredado do poder devido às divergências com o Presidente , José Mário Vaz.

O PAIGC e mais três formações políticas com assento no Parlamento guineense recusaram-se a integrar o Governo por não concordarem com a decisão do Presidente do país em nomear Umaro Embaló como primeiro-ministro.

Também por decisão de Umaro Embaló, o Governo mandou exonerar de funções todos os Diretores Administrativos e Financeiros dos departamentos estatais. Os membros do Governo têm até hoje para apresentarem ao primeiro-ministro os nomes de novos responsáveis para aquelas funções.
ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário