quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Justiça



Ministério Público e Parlamento “trocam mimos” sobre audição do deputado Domingos Simões Pereira

Bissau, 18 Jan. 17 (ANG) – O presidente do PAIGC e deputado da Nação, Domingos Simões Pereira deve ser ouvido pelo ministério público na qualidade de testemunha, no âmbito de três processos relacionados a supostos crimes económicos.
 
A informação consta num comunicado da Procuradoria- Geral da República (PGR) à que a ANG teve acesso.

Conforme o comunicado desta instância judiciária que reage a resposta do parlamento que pede ao Ministério Público que indicasse os processos sobre os quais Simões Pereira pretende ser ouvido, estão em causa, nomeadamente um suposto desvios de fundos para o pagamento das obras de reparação das embaixadas da Guiné-Bissau na Bélgica e em Portugal.

Igualmente, de acordo com a Procuradoria- Geral da República, o ex-governante deve ser ouvido por alegada compra de créditos junto de bancos comerciais no país e por “denúncia” de um suposto envolvimento do Presidente da República José Mário Vaz, nos negócios ilícitos nas pescas, madeira e areias pesadas de Varela (norte da Guiné).

“Assim, foi nesta base que a Procuradoria- Geral da República solicitou recentemente a Mesa da Assembleia Nacional Popular, no sentido de autorizar a audição, pelo Ministério Público do deputado em causa, como rege o Estatuto dos Deputados da Nação”, refere a nota.

A PGR refere ainda que, “não obstante o cumprimento de todas as formalidades legais, a mesa da Assembleia Nacional Popular, em resposta à essa solicitação, ainda pede a Procuradoria -Geral da República que indicasse os processos sobre os quais, o deputado em causa, pretende ser ouvido”.

Por isso, Ministério Público pede a colaboração, tanto dos cidadãos, como de todas as instituições da República para a realização de “boa justiça“, que se quer no país.

Domingos Simões Pereira, deputado da nação e ex-Primeiro-ministro do primeiro governo formado depois das eleições gerais de 2014, é igualmente o Presidente do PAIGC, maior partido do país.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário