domingo, 15 de janeiro de 2017


CAN Gabão 2017
Guiné-Bissau empata no jogo inaugural

Libreville, Gabão, 15 Jan 16 (ANG) - A selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau arrancou um empate a um golo frente a sua congênere do Gabão, no jogo inaugural da Taca das Nacoes Africanas em futebol que terminara no próximo dia 5 de Fevereiro.

Estádio Amitie
O golo da turma nacional foi apontado de cabeça já no primeiro dos 3 minutos do tempo de desconto, pelo central defensivo, Juary Soares, na sequencia de um livre do Capitão, Zezinho, depois de uma falta cometida sobre um jogador guineense no meio campo.

O tento solitário foi obtido já no cair do pano da partida e fez emudecer a ensurdecedora claque organizada de adeptos do pais anfitrião, gelando o ambiente eletrizante que se viveu ao longo de toda a partida.

Ao dirigir-se a imprensa, no final do encontro, o treinador da selecção nacional da Guiné-Bissau disse que mesmo perdendo já na segunda parte por 1-0, na sequencia do golo apontado pelo avançado gabonés, Aubemayang, a equipa nacional nunca vergou por desanimo, mas sim imprimiu uma nova dinâmica que viria a resultar no empate.

O "Onze"inicial de Baciro Cande
"Sabemos que o melhor jogador africano da época passada joga pelo Gabão, mas isso não retirou o brio aos meus jogadores", frisou "Mister" Baciro que avançou que continua ainda de pé o sonho da equipa ir o mais longe possível nesta competição de nível continental.

Candé manifestou sua satisfação pelo resultado obtido, porque, justificou, trata-se da primeira estreia do país nesta competição, por isso parabenizou a todos os guineenses, lembrando que a bravura demonstrada pelos seus pupilos restituiu dignidade a Guiné-Bissau diante do mundo.
Jose Mario Vaz, Ali Bongo Ondimba , do Gabao e Issa Ayatou da CAF

A primeira parte decorreu sem qualquer sobressalto, pois as duas equipas evoluiram de forma cautelosa, tentando descortinar brechas em ambos os sistemas defensivos montados pelos dois treinadores.

Aos 30 minutos, o "maestro" Zezinho chutou forte por cima da baliza, depois de uma arrancada fulgurante e de ter fintado dois adversários. Já no final da primeira parte, o médio guineense, Santos ficou estatelado no retângulo do jogo, após um violento choque com um jogador gabos. No entanto, acabaria por recuperar.

Juary Soares, o autor do golo da Guine-Bissau
O tento de Gabão ocorreu aos 52 minutos do jogo por entremédio de Aubemayang, na sequencia do cruzamento feito pelo seu companheiro de equipa, Mario Rene, e ele limitou-se apenas a empurrar o esférico para dentro das redes da baliza defendida por Jonas.

Logo depois, Mister Candé substituiu o avançado, Joâo Mário por Piqueti e aos 65 minutos voltou a mexer na equipa, tendo desta vez retirado Abel Camara que cedeu lugar ao avançado Frederick Mendy.

A partir de lá, o jogo ganhou uma nova dinâmica, com os jogadores guineenses a procurarem violar a baliza adversária. Mesmo assim, Candé não se deu por satisfeito, tendo procedido a mais uma mudança. Assim, aos 74 minutos, retirou o médio da equipa, Santos para dar lugar a Aldair.

Foi neste ambiente que, aos 91 minutos, Juary restituiu a igualdade num estádio totalmente preenchido de adeptos do Gabão. A turma nacional era apenas apoiada pelos membros da sua comitiva oficial e mais alguns emigrantes nacionais e alguns da Guine-Conacri e Senegal.

Zezinho, o melhor jogador em campo
No final do jogo, o "maestro" Zezinho foi eleito o melhor em campo, tendo recebido um troféu denominado "Total Homem do Jogo".

Entretanto, a cerimónia de abertura foi marcada pela actuação do "Rapper" senegales, "Bouba", que fez vibrar o publico no estádio "Amitie", depois de um desfile de grupos culturais, que actuaram debaixo de fogos de artifício.

Eis o "Onze" inicial do "Mister" Baciro Candé:

Guarda-rede: Jonas Mendy, Defesas: Tomas Dabo, Rudnilson, Juary, Agostinho Soares Médios: Nanissio, Santos, Zezinho (capitao) e Toni Brito e Silva Avançados: João Mario e Abel Camara

Suplentes: Emanuel Mendy, Lassana Camara, Eridson, Bucundji Ca e Papa M'baye
Gabao: Guarda-rede: Didier Ovono Ebang Defesas: Arron Ondele, Bruno Manga, Johan Serge Obiang e Lloyd Palun Medios: Koumba Abdoulaye, Mario Rene Junior e Didier Ndong Avancados: Evouna Malick, Pierre Aubemaing e Athanase Bouanga.

Suplentes: Franck Obambou, Levy Madina, Guelor Kaku, Samson Mbingui e Abou Kevin
Arbitro do Jogo: Ghead Grisha do Egipto  tendo como assistentes Redouane Achik do Marrocos e Waleed Ahmed Ali do Sudao.

José Augusto Mendonça, enviado especial da ANG ao CAN Gabão 2017


Sem comentários:

Enviar um comentário