quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Pescas

“Presidente da República quer acabar com insuficiência de peixes no mercado nacional”, diz chefe de gabinete

Bissau, 25 Jan 17 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz pretende acabar com a insuficiência de peixe que se verifica no mercado nacional e tornar esse produto essencial para a dieta alimentar mais acessível aos consumidores guineenses.

Segundo a Radiodifusão Nacional, esse desejo do chefe de Estado foi anunciado terça-feira pela chefe do seu gabinete, Igilda Lobo de Pina, a margem de uma visita que o Presidente da República efetuara as instalações do Centro de Monotorização de Navios dos Serviços de Fiscalização e Controlo de Actividades de Pesca(FISCAP).

Igilda Lobo de Pina disse que o Presidente da República está preocupado com autossuficiência alimentar da população, não só em relação ao  arroz, mas também relativamente ao pescado, não obstante  o país ser rico em recursos haliêuticos, e que o chefe de Estado tem questionado sempre sobre o porquê dos custos elevados de pescado praticado no mercado nacional.

 “A visita permitiu-nos conhecer um pouco a realidade da fiscalização marítima, ao nível da pesca artesanal e industrial”, salientou.

Revelou que um dos objectivos do Presidente da República e do executivo é de baixar o preço de peixe no mercado.

Enquanto isso, o ministro das Pescas Orlando Mendes Viegas disse estar satisfeito com a visita do chefe de Estado e deixa a promessa de trabalhar para abastecer o mercado nacional em peixes.

Em relação a falta de peixe no mercado nacional, o ministro das Pescas disse  que no quadro do protocolo assinado com o Ministério das Finanças existem condicionalismos que serão cumpridos.

Entretanto o Coordenador do FISCAP, Mário Fambé disse igualmente que a visita do chefe de Estado demonstra a importância deste departamento nas actividades de fiscalização da Zona Económica Exclusiva.

“Neste  momento precisamos de pelo menos três embarcações, uma para zona norte, outra para centro e outro no sul  para  estancar as manobras de tráfico e pirataria no nosso mar”, afirmou Mário Fambé.
ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário