terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Política


PAIGC protesta contra impedimento de deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral

Bissau, 24 Jan 17 (ANG) - O Secretariado Nacional do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) manifestou, em comunicado, o seu descontentamento em relação ao impedimento de entrada de uma delegação do partido no aquartelamento de Amura para a deposição de coroas de flores, no dia dos heróis nacionais, 20 de Janeiro.

“A jornada de glorificação dos heróis nacionais transformou-se em revanchismo e prepotência”, lê-se no comunicado em que os libertadores acusaram o chefe de estado de  “prepotente e traidor do partido de Cabral".

 “O chefe de Estado desrespeitou a consideração por aqueles que outrora possibilitaram aos guineenses serem homens livres, com uma pátria, uma bandeira e um hino”, disse o PAIGC no comunicado.

Segundo o comunicado, os libertadores procederam antecipadamente a respetiva solicitação endereçada ao chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, como tem sido hábito e prática ao longo de quatro décadas para depositar coroas de flores no Mausoléu do fundador da nacionalidade guineense.

“O pedido  mereceu um despacho favorável daquela instituição e que no dia 20 de Janeiro a delegação do partido foi impedida de entrar nas instalações de Amura”, refere o comunicado.

Os libertadores chamaram a atenção dos seus militantes, simpatizantes e o povo guineense, em geral para este “facto inédito”, que diz juntar-se  a “tantas outras provocações de que os libertadores tem sido alvo por parte do Presidente da República e seus acólitos*.
ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário