terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Reconciliação Nacional


                       Bissau acolhe Simpósio Internacional este mês

Bissau, 17 Jan 17 (ANG) – A Comissão Organizadora da Conferência Nacional “Caminhos para Paz e Desenvolvimento” (COCN) organiza, entre os dias 27 e 30 deste mês , o Simpósio internacional sob o lema: ”Enfrentar o passado para construir a Guiné-Bissau de amanhã”.
Pdre. Domingos da Fonseca

Em conferência de imprensa hoje, na qual se anunciou o acto, o  Presidente da comissão, o Padre Domingos da Fonseca, afirmou que pretende-se com o encontro , entre outros, “aumentar a consciência nacional sobre a importância de lidar com o passado para resgatar o país dos ciclos de instabilidade e conflito político e social”.

O evento, segundo Fonseca, irá contribuir para a capacitação dos delegados para a futura Conferência Nacional sobre a Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau.

Também, conforme da Fonseca, durante estes quatro dias será apresentado o Relatório que contém os trabalhos de auscultação a mais de três mil cidadãos no país e na diáspora e a experiência de reconciliação, pós conflitos internos, nas Repúblicas de Costa do Marfim e Timor Leste.

Para além dos políticos, entidades religiosas e delegados das diferentes regiões do país, o simpósio contará  com a participação de personalidades estrangeiras, com destaque para o  antigo Presidente de Timor Leste e ex-Prêmio Nobel de Paz, José Ramos Horta, que chefiou, na Guiné-Bissau, o Escritório Integrado das Nações Unidas de Apoio a Consolidação da Paz (UNIOGBIS),entidade actualmente dirigido pelo maliano Modibó Turé.

A Comissão para Organização da Conferência Nacional “Caminhos para Paz e Desenvolvimento” é uma estrutura instituída pelo Parlamento guineense em 2015, para retomar os trabalhos de consultas iniciados em 2009, com vista a realização duma Conferência Nacional, onde se adoptará um mecanismo de reconciliação nacional na Guiné-Bissau, país que viveu vários conflitos político-militares.

Na conferência de imprensa foi igualmente lançado o sítio na internet da Comissão para Organização da Confrência Nacional “Caminhos para Paz e Desenvolvimento” com o seguinte endereço: http://reconciliaçao.gw/.
ANG/QC /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário