sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Cabo Verde



Organizada I onferência dos Estados Insulares Africanos
Bissau, 16 Dez 16 (ANG) - Cabo Verde, Comores, Guiné- Bissau, Madagáscar, Maurícias, São Tomé e Príncipe e Seychelles vão reunir-se entre 16 e 17 de Dezembro, na cidade da Praia, para debater formas de ultrapassar os desafios que enfrentam os Estados Insulares Africanos.
A I Conferência dos Estados Insulares Africanos, organizada pelo Ministério cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, pretende criar um "espaço de diálogo estratégico" sobre questões de interesse comum e sobre a actuação do grupo de países insulares.
De acordo com a organização, perante os “crescentes desafios” para se alcançar um desenvolvimento sustentável para todos, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e os países africanos têm enfrentado maiores dificuldades.
Neste sentido, os sete países enquanto Estados Insulares e Africanos em Desenvolvimento, querem engajar-se para discutirem formas de “ultrapassar” as barreiras e tornar efectivas as recomendações e compromissos existentes a nível regional e global.
Várias sessões temáticas serão desenvolvidas durante o encontro ministerial, onde deverão ser abordadas temáticas relativas à dinâmica da implementação da Agenda Africana 2063, do SAMOA Pathway e da Agenda 2030 dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As Energias Renováveis, a Economia Azul, o Financiamento para o Desenvolvimento, o seguimento da COP21 e COP22 da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas são outros temam a serem abordados durante o encontro.
Para falar sobre a realização deste evento, que tem a parceria do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, deve dar uma conferência de imprensa esta quarta-feira, 14, segundo uma fonte do referido ministério.
ANG/Inforpress

 

Sem comentários:

Enviar um comentário