sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Politica


Presidente do PAIGC  espera firmeza da CEDEAO para acabar com  crise 

Bissau, 30 Dez 16(ANG) - Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, mas arredado do poder, anunciou quinta-feira esperar firmeza da organização sub-regional, CEDEAO, para acabar com a crise política no país.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) manteve na quinta-feira um encontro com os militantes e dirigentes do partido, em Bissau, tendo-lhes dado conta dos resultados de um périplo a vários países africanos.

Dos encontros Domingos Simões Pereira disse estar convicto de que a Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) irá tomar "medidas necessárias" para acabar com a crise política na Guiné-Bissau.

Para o líder do PAIGC, a CEDEAO não tem outra medida a tomar que não seja ser firme e determinado perante o que diz ser "golpe de Estado constitucional" na Guiné-Bissau, em que  o Presidente da República se recusa a cumprir com os compromissos assumidos perante a comunidade internacional.

Num discurso em crioulo, Domingos Simões Pereira referia-se ao Acordo de Conacri, um instrumento proposto pela CEDEAO para acabar com a crise política que assola a Guiné-Bissau há cerca de dois anos.

Quatro dos cinco partidos com assento no Parlamento guineense acusam o chefe do Estado, José Mário Vaz, de não respeitar o Acordo de Conacri, ao nomear Umaro Sissoco Embaló primeiro-ministro.

Por ter um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o líder do PAIGC entende que não restaram à CEDEAO outra saída que não seja exigir o Presidente guineense "o cumprimento na íntegra" do Acordo de Conacri, frisou.

O Acordo propõe, entre outros pontos, que o governo a ser formado na Guiné-Bissau seja inclusivo e que o primeiro-ministro seja uma figura de consenso dos partidos representados no Parlamento e ainda que seja alguém de confiança do chefe do Estado.

O PAIGC, PCD, PND e UM que  recusaram integrar o Governo acusam José Mário Vaz de nomear Sissoco Embalo na base de confiança pessoal mas sem que este fosse de consenso.

Na última cimeira de chefes de Estado e de Governos da CEDEAO realizada no passado dia 18 na Nigéria, a organização recomendou ao Presidente guineense o cumprimento integral do Acordo de Conacri que diz ser instrumento capaz de tirar a Guiné-Bissau da crise política.

ANG/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário