sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Política

             Signatários do Acordo de Conacri na Cimeira de Abuja


Bissau,16 Dez 16(ANG) - As delegações do PAIGC, UM, PND e PCD deixaram Bissau quinta-feira com destino à Abuja, Nigéria, para participarem na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, cujo início está marcado para sexta-feira, dia 16.
Imagem do encontro de Conacri

Segundo a Rádio Jovem, no encontro de Abuja, o medianeiro da CEDEAO apresentará o relatório do resultado obtido em Conacri, com  destaque para a figura escolhida ao cargo do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

O líder do Partido da Nova Democracia(PND) afirmou que o Acordo de Conacri foi flagrantemente violado com a formação do governo de Umaru Sissoco Embalo.
Iaia Djalo deixou esta afirmação  à sua partida quinta-feira para Abuja  e

 adianta que os procedimentos que foram observados para a constituição do novo Governo não respeitaram certas justeza e transparência em relação ao que devia ser respeitado no acordo.
  
Iaia Djaló é um dos conselheiros do Presidente da República, que teve vários posicionamento convergentes com o chefe de Estado.


0 líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira (DSP), disse que trabalharam o bastante para a obtenção de um acordo em Conacri,  entretanto  foi posto em causa pelo Presidente da Republica, em nomear Umaro Sissoco, como Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira disse esperar que, o mediador da CEDEAO, partilhe com os seus pares e todos os signatários do acordo, o verdadeiro espirito e a letra daquilo que foi assinado em Conacri, e em consequência, ver se está a ser respeitado ou não.

Instado a falar sobre a inclusão de alguns dirigentes do PAIGC no novo Governo, Simões Pereira recorda que, o Comité Central do PAIGC já aprovou com maioria qualificada a não integração dos dirigentes do partido no Governo liderado por Umaro Sissoco, e que os militantes do PAIGC a que  se referem votaram ao favor dessa resolução.
ANG/R.Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário