segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Imprensa

“FAAPA forma jornalistas e representa uma extensão das nossas publicações”, diz Director-geral da Agência de Notícias da Guiné (ANG)

Bissau,12 Dez 16 (ANG) – O Director-geral da Agência de Notícias da Guiné(ANG), considerou de “gratificante” a filiação da ANG na Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA) cuja  2ª Assembleia-geral  decorreu de 8 à 9 de Dezembro, em Casablanca, Marrocos.
Em entrevista  à ANG, Salvador Gomes disse que o ponto mais alto do encontro tem a ver com o lançamento do concurso “Grande prémio da FAAPA”, para melhor  artigo, melhor foto e melhor reportagem vídeo para os jornalistas das Agências membros, em que os vencedores receberão um premio de 1000 dólares em cada categoria, explicando que os textos serão apresentados  em francês ou Inglês,  línguas de trabalho na organização.

Salvador Gomes sublinhou que a ANG tem beneficiado da FAAPA de acções de formação dos seus jornalistas, e  a título de exemplo, referiu a participação de dois  jornalistas numa formação em Rabat(Marrocos) no domínio da produção  Web e na área económica. 
Acrescentou que FAAPA tem organizado formação inclusive para os directores-gerais.

No ano passado um seminário sobre a gestão dos órgãos de comunicação social teve lugar no âmbito dos trabalhos da assembleia-geral e este ano os temas foram: “Que estratégia de formação para as agência de noticias, e as necessidades de Recursos Humanos”.
Quanto a participação do ANG em termos de notícias no site da FAAPA, disse que é positivo apesar de não estar nos primeiros lugares, tendo deixado a promessa de enviar mais contribuições para o próximo ano.
Salvador Gomes disse que a FAAPA representa a extensão da publicação dos despachos da  ANG e que serão disponíveis  em mais de 20 países membros da FAAPA, para além de formação que garante aos jornalistas das agências membros através do centro de formação criado em Rabat para o efeito.
Disse  acreditar que brevemente a ANG estará em condições de contribuir mais, justificando que houve período em que os textos  enviados não foram publicados e momentos em que a pessoa indigitada para mandar as notícias não o faz regularmente , o que terá reflectido no volume de constribuicoes da ANG para o site da FAAPA(www.faapa.info).
Em ralação ao pagamento das quotas, o Director-Geral disse que essa questão foi bem debatida e decidiu-se tolerar as Agências que não conseguirem pagar as suas contribuições tendo em conta as condições em que muitas funcionam.
“A ANG funciona com enormes dificuldades e não dispõe de nenhuma fonte de receita. As expectivas em termos de publicidade, conforme promessa de algumas empresas para o próximo ano, pode ajudar a honrar  esse compromisso de pagamento da quota”, disse.
Declarou que a margem da Assembleia-geral da FAAPA a Agência de Notícias da Guiné e a sua congénere senegalesa - APS, rubricaram um acordo de cooperação no domínio da troca de serviços de informação entre as duas instituições da comunicação social públicos.
Informou que as formas de enviar e receber vão ser acertadas posteriormente, salientando que o acordo é importante, tendo em conta ao número dos guineenses  que vivem no Senegal e dos senegaleses que estão na Guiné-Bissau, interessados nas informações dos dois países.
Salvador Gomes garante fazer tudo para cumprir o acordado, sobretudo em relação a troca de serviços de informação.
A FAAPA foi criada em Novembro de 2014 em Casablanca, Marrocos e representa uma plataforma profissional para o desenvolvimento das agências de notícias, para  fazerem face aos desafios multiformes que  a mundialização do século XXI impôs ao continente africano.
A ANG é membro fundador da organização que conta com 22 agências de notícias de África e América latina.
No plano lusófono, para além da ANG fazem parte da FAAPA, a agências de notícias de Cabo Verde, Inforpress e a de São Tome e Príncipe STP-Press. 
 ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário