quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Economia e Finanças


               Novo ministro promete rigor na gestão de bens público

Bissau, 21 Dez 16 (ANG) - O novo ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, prometeu terça-feira, trabalhar no sentido de implantar o rigor e transparência, na gestão das finanças pública do país.
Ministro de Estado da Economia e Finanças

Em conferência de imprensa, João Aladje Mamadu Fadia disse que foi produzido um despacho que cria uma nova Comissão de Tesouraria que vai se ocupar da gestão das finanças públicas com maior rigor e transparência durante o seu mandato.

De acordo com o governante, o salário do mês de dezembro do ano em curso será pago ainda no decurso desta semana.

O recém-nomeado titular da pasta da Economia e Finanças assegurou que os compromissos assumidos pelo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo com os sindicatos dos professores e dos do sector da saúde vão ser cumpridos.

Por sua vez, o secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Adelino Vieira disse durante a apresentação dos dados Orçamentais de 2016, que até final do mês de Novembro, o Ministério da Economia e Finanças arrecadou cerca de 99.6 mil milhões de  FCA .

“A Direcão-geral das Alfândegas (DGA) arrecadou cerca de 36. 2 mil milhões de FCA, comparado com a previsão anual de 36 mil milhões de FCA, demonstra que a DGA durante  2016 andou num bom caminho”, disse José Vieira.

Aquele responsável acrescentou por outro lado que relativamente a Direcção geral das Contribuições e Impostos (DGCI), foi arrecadado até o momento cerca de 28 bilhões de FCA, e que as previsões de arrecadação de receitas eram  de 26.9 mil milhões  de FCA.

No âmbito das pescas, o Secretário de Estado de Orçamento revelou que tinham previsto 9. 5 mil milhões de  FCA para aquele sector, mas que até a data presente arrecadou-se apenas 4.8 mil milhões de  FCA, sem contar com algumas receitas ainda desconhecidas.

Por sua vez, o Director-geral de Tesouro, Mamadu Baldé, revelou que o índice estatístico financeiro de Tesouro de 2016 não foi nada satisfatório para o seu Ministério.   
ANG/LLA/SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário