quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Política




Chefe de estado garante continuidade do governo até  eleições de 2018

Bissau,22 Dez 16 (ANG) – O Presidente da República  José Mário Vaz garantiu hoje a   continuidade do actual governo, liderado por Umaro Sissoco, até a realização das eleições legislativas em 2018.

Mario Vaz deu essa garantia  em declarações à imprensa após uma visita à escola de ensino básico Unificado Ernesto Che Guevara e o Centro de Formação Professional Brasil Guiné-Bissau, sito na granja de Pessubé, em Bissau.

Na sua pequena declaração perante os estudantes do referido Centro, O chefe de Estado prometeu ainda apoiar os melhores estudantes na criação de  empresas e disse que gostava de um dia conhecer empresas dos jovens que estão a frequentar os cursos de formação profissional.

Em relação a educação, José Mário Vaz considerou a educação de um elemento muito importante, por isso pediu aos país e encarregados de educação a mandarem os seus educandos para as escolas, porque a diferença entre os homens se evidencia na formação de cada um .

O chefe de estado prometeu  criar condições para servir melhor as crianças em termos de acesso à educação.

O Embaixador do Brasil, Fernando Aparício da Silva mostrou-se satisfeito com a visita do Chefe de estado, e sublinhou que o centro é tradução daquilo que é a cooperação entre os dois países com base nas propostas e  necessidades.
Disse que cada vez que visita o centro fica constata com satisfação o trabalho que está a ser levado a cabo pelos responsáveis e professores do centro .

Na cerimónia, o   Director do Centro de Formação Professional Guiné-Bissau Brasil, Manuel Sami anunciou as perspectivas de mudanças previstas, nomeadamente a transformação dos cursos intensivos em diferentes áreas para cursos de longa duração, e estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para assegurar estágios e enquadramento dos formados.

O Centro iniciou os trabalhos  com quatro áreas de formação, nomeadamente Carpintaria, Electricidade, Canalização e Pedreiro, com oito instrutores nacionais e 32 formandos. Em 2010 a formação se estendeu as áreas de Corte e Costura, Refrigeração, Manutenção e Reparação de Computadores.
.
Segundo Manuel Sami o  referido centro já formou 2.715 professionais. 
ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário