segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

CEDEAO


Umaro Sissoco presente na proxima cimeira de Abuja

Bissau,12 Dez 16 (ANG) - O novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco vai participar na cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, a decorrer em Abuja, Nigéria, no próximo dia 17 do corrente, informaram à Rádio Jovem fontes diplomáticas.

"Confirmamos que o novo Primeiro-ministro recebeu convite da CEDEAO para participar na cimeira de Abuja", disse a fonte ligada ao processo.

O chefe de Estado guineense, José Mário Vaz deverá anunciar no início da próxima semana o novo elenco governamental a ser formado por Umaro Sissoco que já concluiu, nesta sexta-feira, as negociações com algumas forças políticas que deverão integrar o seu novo executivo.

Recorde-se que o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá afirmou que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deverá anunciar o nome de figura de consenso escolhida para Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, no dia 17, na cimeira de Abuja.

O nome da figura que teria sido escolhida para liderar o governo guineense tem gerado controvérsia no país, tendo o chefe de Estado decidido nomear o general na reserva Umaro Sissoco Embaló, de 44 anos, líder do executivo.

Três dos cinco partidos representados no parlamento guineense (PAIGC, PCD e UM) rejeitaram o nome de Umaro Sissoco Embaló, que dizem não ter sido o escolhido à luz do Acordo de Conacri, e recusam-se a integrar o seu executivo.

Sissoco Embaló ainda não formou o seu governo.

O presidente do parlamento guineense pediu paciência aos atores políticos do país até o dia 17 deste mês para que se saiba de forma oficial qual a posição a ser adotada pela CEDEAO, organização que tenta conciliar as partes desavindas na Guiné-Bissau.


ANG/ Radio Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário