quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Função Pública


     UNTG reivindica fixação de salário mínimo em  75 mil francos CFA   

Bissau, 14 Dez 16 (ANG) - A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) iniciou esta terça-feira uma greve de dois dias reivindicando entre outras, a fixação do salário mínimo nacional em 75 mil francos CFA.

Secretário Geral da UNTG
Segundo o  porta-voz da Comissão de greve Júlio Mendonça citado pela  RDP África, a situação de 28 mil francos CFA que se verifica como salário mínimo actualmente na função pública da Guiné-Bissau deve-se a uma falta de vontade dos governantes, no que concerne a melhoria de situação de vida dos trabalhadores.

“Desde a independência até data presente nenhum funcionário público consegue se satisfazer com o seu salário. A situação vivida na função pública guineense é dos piores. Um funcionário público nem se quer consegue construir uma casa ou então viver bem com a sua família na base do seu salário”, lamento.

Mendonça. acrescenta que, nessas condições, vai ser difícil combater a corrupção na função pública, porque “quando uma pessoa não tem dinheiro recorre a outras vias para satisfazer as suas necessidades”.

 “Os nossos governantes pensam sempre em seus interesses pessoais, por isso, levam vida de luxo e nós somos sempre os prejudicados”,, disse Julho Mendonça.

O porta-voz da comissão da greve prevista para hoje e amanha, disse que a paralisação se realiza igualmente em solidariedade para  com os funcionários das empresas de telecomunicações Orange Bissau, MTN e Empresa de segurança “Masa”, cujos foram expulsos por exercerem os seus direitos sindicais. 
ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário