segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Gâmbia


Militares patrulham  as ruas  depois de Yahya Jammeh rejeitar resultados de eleições

Bissau,12 Dez 16(ANG) – Os militares patrulham as ruas de Banjul, capital da Gâmbia, após o presidente do país, Yahya Jammeh, ter rejeitado o resultado da eleição que o tiraria do cargo após 22 anos de poder.

Segundo a AFP, Adama Barrow vencedor do pleito realizado no passado dia 1 de Dezembro afirmou ter o apoio das Forças Armadas e que o próprio ministro da Defesa ligou para ele para dizer que seria leal ao novo chefe de Estado da mesma forma que foi ao atual.

"Ele disse que a segurança da nação é garantida pelas Forças Armadas e que foi leal ao presidente Yahya porque ele havia sido eleito, e agora que eu fui eleito para o cargo pelo povo de Gâmbia, ele vai me apoiar", declarou Barrow. 

De acordo com o presidente eleito, citado pelo Canal 4, "o atual presidente não tem autoridade constitucional para rejeitar o resultado da eleição e ordenar que um novo pleito seja realizado". 

O Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu neste sábado que o presidente em fim de mandato de Gâmbia, Yahya Jammeh, entregue o poder ao presidente eleito depois de o primeiro rejeitar o resultado das eleições.

Em uma resolução aprovada por unanimidade, os 15 membros do Conselho de Segurança pediram a Jammeh que "respeite a decisão soberana do povo de Gâmbia, como fez em 2 de dezembro de 2016, e entregue o poder, sem condições ao presidente eleito, Adama Barrow".

O presidente gambiano foi derrotado com 36,6 por cento de votos contra os 45,5 por cento do candidato vencedor Adama Barrow.


Há 22 anos no poder, Jammeh chegou a reconhecer o resultado da eleição, mas voltou atrás. Ele aponta ter descoberto fraudes graves na comissão eleitoral. 

ANG/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário