quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

UNICEF

                  Tchuma Bari nomeada nova embaixadora nacional

Bissau,14 Dez 16 (ANG) – A artista guineense Fatumata Tchuma Bari foi nomeada terça  embaixadora nacional do Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF, anunciou a representante adjunta da organização no país.

A nomeação foi anunciada no dia em que a  UNICEF celebra 40 anos de actividades em apoia e  defesa dos  direitos das crianças no país, sob lema: “Para cada criança, esperança”.

UNICEF justifica a escolha pelo contributo que a Tchuma Bari dá para organização em temos de produção de músicas com temas ligados a amamentação e a lavagem de mãos.

“Dado ao seu compromisso com as crianças que merecem melhores condições de vida, saúde, educação e proteção contra violência contamos que Tchuma Bari é promotor eloquente dos direitos das crianças”, considerou a organização.

Para além do título da embaixadora da UNICEF Tchuma Bari recebeu do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades, Soares Sambo, um passaporte diplomático da Guiné-Bissau.

Soares Sambo reconheceu o rol preponderante da UNICEF em vários domínios na assistência às crianças, jovens e  mulheres, com particular incidência no comprimento dos objectivos do desenvolvimento de milénio.

Segundo  a Represente da UNICEF no país Christine Jaulmes 50 pessoas trabalham arduamente para assegurar o programa da organização para melhorar a vida das crianças, incluindo as que se encontram nas zonas mais remotas do país.

“Isso se reflete nos esforços conjunto com o governo e parceiros na execução de inúmeros campanhas de vacinação, distribuição de mosquiteiros, manuais escolares, construção de escolas realização de campanhas de comunicação e mobilização social, inquérito nacionais aos agregados familiares”, disse Christine Jaulmes.

Disse estar satisfeita pelos progressos verificados nas ultimas décadas no país, nomeadamente , a redução da mortalidade infantil para metade, melhoria do acesso à agua e saneamento em mais de 15 por cento, o aumento do saber sobre a prevenção do SIDA e o aumento de 160 por cento da taxa de matricula do primeiro e segundo ciclo. 

A celebração dos 40 anos contou com animação musical da Tchuma Bari com temas que incentivam as mulheres a amamentarem os filhos durante os primeiros seis meses e da prática de lavagem das mãos antes de comer e depois de sair da casa de banho.  

Tchuma Bari é filha do consagrado músico já falecido, Aliu Bari, da orquestra nacional Cobiana jazz. 
ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário