sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Insegurança alimentar

    Mais de 30 por cento de agregados familiares afectados nas zonas rurais

Bissau,02 Dez 16 (ANG) – Mais de trinta por cento de agregados familiar nas zonais rurais em quase todas as regiões inqueridos do país, com exceção da região de Bolama-Bijagós, se encontram em situação de insegurança alimentar.  
 
A informação constam de um comunicado conjunto do Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MADR) sobre  a situação da segurança alimentar e nutricional no país.

O documento refere que as taxas de insegurança alimentar estão mais elevadas nas regiões de Cacheu- 40,8 por cento, Gabu- 35 por cento e Oio- 32 por cento.

De acordo com o comunicado, o inquérito foi realizado entre 05 e 24 de Setembro do corrente ano, com uma amostra de 3173 agregados, o correspondente a cerca de 331.745 de pessoas.

Diz a nota que Pelo menos 87,7por cento das crianças de 6 a 59 meses (151.705) têm uma boa situação nutricional, 61 por cento (10 317 crianças) estão numa situação de desnutrição aguda moderada e que 4,2 por cento (7 .103 crianças) sofrem de desnutrição severa.

Perante esta realidade, recomenda-se as autoridades nacionais e aos parceiros o fornecimento de assistência alimentar para mais de 46 mil pessoas que estão em dificuldade de nutrição, sobretudo nas regiões de Cacheu, Gabu e Oio.

O documento aponta para a necessidade de ajuda alimentar e sanitária à 17 .420 crianças que sofrem de desnutrição aguda, em particular na região de Oio, de apoio aos agregados em materiais agrícolas e no acesso aos insumos como semente, e  equipamentos agrícolas. 

A nota refere  que é preciso aumentar centros de saúde e o número dos agentes comunitários para  cuidar das crianças desnutridas e recomenda  aos parceiros a compra de produtos locais, para abastecer as cantinas escolares ao nível nacional, e apoiar ao governo na implementação das acções de nutrição para melhorar  o quadro das crianças desnutridas.

O inquérito foi realizado no quadro das actividades do Sistema de Seguimento da Segurança Alimentar e Nutricional (SISSAN),implementado pelo PAM em parceria com MADR através da Secretaria de Estado da Segurança Alimentar.
ANG/LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário