terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Política


Líder do Movimento Patriótico pede demissão de José Mário Vaz

Bissau, 20 Dez 16 (ANG) - O líder do Movimento Patriótico (MP) uma formação política extra parlamentar disse  segunda-feira que o Presidente da República perdeu a legitimidade e  capacidade de continuar a governar pelo que deve demitir-se do seu cargo.

Citado pela Rádio Jovem, José Paulo Semedo disse que fez esta consideracao na  sequência   da divergência que existe entre José Mário Vaz e o Presidente da República da Guiné- Conacri,  Alfa Condé, mediador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ( CEDEAO ).

Segundo ele, Alpha Conde teria informado que houve consenso na escolha da figura  de Augusto Olivais pelos signatários do acordo de Conacri para assumir o cargo do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Adiantou que,  José Mário Vaz deve reconhecer a falha, porque ele não estava presente na assinatura do acordo de Conacri, por isso não deve desafiar a informação do mediador indigitado pela CEDEAO para resolução do conflito político na Guiné-Bissau.

O antigo Pastor da Igreja Evangélica de Bissau revelou que o Presidente da República da Guiné-Bissau esta a criar um sistema de regime político não  presidencialista, mas sim “ super- presidencialista”.     

O Líder do Movimento Patriótico salienou que CEDEAO não reconheceu Umaru Sissoko como Primeiro-ministro, porque não foi nomeado de acordo com a Constituição da República da Guiné-Bissau.  

O Presidente da República depois de chegar neste fim de semana último da cimeira dos Chefes de Estados da CEDEAO, realizado em Abuja, capital da Nigéria, em declarações aos Jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira disse que não houve uma figura de  consenso pelos subscritores do acordo de Conacri, por isso nomeou Umaru Sissoko Embalo para o cargo de Primeiro- ministro da Guiné-Bissau.



ANG/ PFC/sg       

Sem comentários:

Enviar um comentário