quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Saúde Pública

                ONG IPHD lança novos programas de apoio ao sector

Bissau,01 Dez 16(ANG) – A Ong americana Parceria Internacional para o Desenvolvimento Humano(IPHD) vai lançar, a partir de Janeiro  próximo,  novos projectos de apoio ao sector de saúde na Guiné-Bissau.
Augusto Braima de Sá

Em entrevista exclusiva à ANG, o representante desta ONG na Guiné-Bissau, Augusto Braima de Sá afirmou que os referidos programas consistem em apoiar ao sector de saúde, no domínio de capacitação e especialização dos técnicos, fornecimentos de materiais hospitalares, continuidade de estudos de larga dimensão na área nutricional nas regiões de Cacheu e Oio, entre outros.

Abordado sobre que apoios tem prestado ao Ministério de Saúde para colmatar a elevada taxa de mortalidade materna infantil, o representante da ONG IPHD respondeu que ela tem a ver com vários factores, dentre eles, a falta de boa qualidade de alimentação das mães durante a gravidez, o que não ajuda na formação da criança, e nos seus primeiros tempos de vida.

“Se não for o caso e se as crianças continuarem a não ter boa alimentação e não beneficiar de cuidados básicos de saúde acabam por falecer ou deparar-se com uma vida muito mais difícil” explicou.

O representante da IPHD anunciou a vinda de  mais tecnicos americanos no proximo ano para reforcar as execuçao das accoes da ONG levadas a cabo em parceria com o Ministerio da Saúde.

Instado a fazer o balanco  das actividades levadas a cabo pela Ong IPHD durante o ano em curso, Augusto Braima de Sá disse que não tem sido bom em comparação com os tempos anteriores devido aos diversos obstáculos deparados no processo das suas execuções.

“As referidas dificuldades têm a ver com a instabilidade política do país, incumprimento dos acordos assinados com o governo, o que tera desmotivado  os parceiros, que se vêem sem interlocutor seguro”, vincou.

Aquele responsável frisou que a Ong IPHD tinha diversos programas para implementar nomeadamente, a reparação e acabamento de algumas escolas nas regiões do sul do país, inicio de estudos sobre nutrição de maês e crianças   na região de Oio e Cacheu o que será alargado e concluído no próximo ano.

Augusto  Sá sublinhou que a IPHD está vocacionada para a luta de erradicação da pobreza junto das comunidades e que abranje as mães, crianças principlamente.

“Penso que as políticas existentes no domínio da protecção da maês e crianças devem ser postas na prática tendo em conta que são as camadas mais vulneráveis da sociedade”, afirmou.   
ANG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário