terça-feira, 8 de agosto de 2017

UNTG/Greve geral



Comissão negocial considera positivo a adesão  nas primeiras horas

Bissau, 08 Ago 17 (ANG) – O presidente da comissão negocial da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) considerou hoje de positivo os 90 por cento de adesão à  paralisação registada nas primeiras horas do primeiro dos três dias da greve-geral decretada pela central sindical.

Em declarações à imprensa, Júlio Mendonça disse que os funcionários públicos da Guiné-Bissau colaboraram com o sindicato mãe, “porque perceberam muito bem o que está por detrás das nossas revindicações”.

De acordo com aquele responsável, num dos memorandos de entendimento assinado pelas duas partes, figura bem claro no seu “artigo” 16º que o governo deve, o mais breve possível, proceder ao reajuste salarial na Função Pública.

“O governo sabe que o salário praticado na função pública é miserável. Imagine um funcionário público com mais de 20 anos, continue a ganhar na mesma letra por falta de promoção pelo governo. Consideramos isso uma violação dos estatutos da Administração Pública”, afirmou Mendonça.

Aquele sindicalista acrescentou  que caso o governo não atender as  exigências dos trabalhadores, o sindicato vai, nos próximos dias, entregar  um novo pré-aviso de greve e assim promover paralisações sucessivas,“até que as nossas exigências sejam atendidas”.

“Estamos cientes de que existem condições para o reajuste salarial se houver  vontade política, porque a história da aprovação do Orçamento Geral de Estado assim como o Programa de Governo não tem nada a ver com isso”, criticou Júlio Mendonça.

A UNTG convocou uma greve de três dias reivindicando o reajuste salarial e o pagamento das dívidas salariais de 2003.  

ANG/LLA/JAM/SG

    
 
  

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É isto mesmo. A greve é um direito do trabalhador e é um dos instrumentos de pressão para se obter direitos.

    ResponderEliminar