sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Cooperação


        Casa da Moeda de Portugal doa paletes de papel à Imprensa Nacional

Bissau,06 Dez 19(ANG) – A Casa de Moeda de Portugal ofereceu um lote de 11 paletes de diversos tipos de papeis para a produção de livros, jornais entre outros, à sua congénere guineense Imprensa Nacional (INACEP).

No acto da entrega do referido donativo, o Secretário-geral da Secretaria de Estado da Comunicação Social, Mamadú Sanó, manifestou a sua gratidão pela oferta, tendo afirmado que o desejo da sua instituição é no sentido de dotar a INACEP de condições dignas na sua qualidade de gráfica estatal.

“O Estado deve conferir à INACEP a produção de todos os seus documentos de modo a criar as codições para a sua rentabilidade”, aconselhou.

Aquele responsável disse que o Estado não deve ser o factor da morte da INACEP contraindo avultadas dívidas com esta instituição.

Aos funcionários da gráfica, Mamadú Sanó, que interviu na cerimónia em representação do Secretário de Estado da Comunicação Social, João Baticã Ferreira, disse que a situação de dívidas salariais em atraso serão regularizadas dentro em breve.

Por sua vez, o Gestor Executivo da Imprensa Nacional, António Pedro Delgado  enalteceu o gesto da Casa da Moeda de Portugal na qualidade de parceira mais antiga da INACEP, que sempre lhe apoia com donativos em matéria-prima e equipamentos gráficos.  

“Transmitimos à Administração da Casa da Moeda o nosso sincero obrigado, ao mesmo tempo que formulamos votos para que a cooperação entre as nossas duas instituições se fortaleça, cada vez mais, e contribua, também, para o cimentar das boas relações entre Portugal e a Guiné-Bissau”, disse António Pedro Delgado.

Para o Adido da Cooperação da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, António Carlos de Lemos,  a Casa da Moeda é uma instituição de referência em Portugal não só pela sua vertente, que todos conhecem, de emitir  cartões de identificação e de segurança de Estado, mas também da cunhagem de moeda.

Aquele responsável sublinhou que a Casa de Moeda tem igualmente um outro vertente que as pessoas pouco conhecem que é o veículo de promoção cultural.

“A Casa de Moeda tem nos seus pólios, editais de livros, monografias, peças de teatro, coleção de poesias que muito fizeram para a literatura portuguesa”, explicou.ANG/ÂC //SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário