segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Presidenciais 2019/2ªvolta


       CNE marca “verificação e consolidação de dados” para terça-feira
Bissau, 03 fev 20(ANG) - A Comissão Nacional de Eleições  marcou para  terça-feira os trabalhos do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais de 29 de Dezembro.
A CNE fala em “verificação e consolidação de dados”, mas a candidatura de Domingos Simões Pereira defende que deve ser feito “um apuramento nacional dos resultados” e não “uma verificação e consolidação de dados”.
Para o efeito, a CNE convocou as candidaturas de Umaro Sissoco Embaló e de Domingos Simões Pereira para estarem presentes na sua sede em Bissau, na terça-feira, 4 de Fevereiro. Só que a CNE já vai avisando: o que se vai fazer é uma “verificação e consolidação de dados”, processo que vai levar a uma nova publicação dos resultados da segunda volta das presidenciais, realizadas no dia 29 de Dezembro.
O representante de Domingos Simões Pereira na CNE, o advogado Mário Lino da Veiga, diz que se "trata de mais uma tentativa da CNE para desrespeitar a lei e a ordem do Supremo Tribunal de Justiça" porque "a lei eleitoral manda a que seja feito um apuramento nacional dos resultados, o Supremo Tribunal diz a mesma coisa, a CNE está aqui a falar em verificação e consolidação de dados, o que não é a mesma coisa".
Analistas admitem que  esta divergência de interpretações pode vir a ser o motivo para um novo bloqueio na próxima terça-feira.
No entanto, para a CNE, a “verificação e consolidação de dados” foi o que a missão ministerial da CEDEAO recomendou que seja feito para acabar com o impasse à volta dos resultados eleitorais. Para a candidatura de Simões Pereira, o Supremo Tribunal de Justiça muito mais que isso.
Em nota enviada às candidaturas de Umaro Sissoco Embaló e Domingos Simões Pereira, o presidente da CNE, José Pedro Sambu, convida as instâncias a indicarem os representantes para a operação.
O processo deverá iniciar-se às 10h00 de terça-feira, na sede da CNE, em Bissau, na presença de um perito designado pela CEDEAO. A CNE também pede que as candidaturas de Umaro Sissoco Embaló e de Domingos Simões Pereira se façam acompanhar das respectivas actas produzidas no apuramento dos resultados eleitorais ao nível regional.
 O Supremo Tribunal de Justiça, nas hostes de tribunal eleitoral, ordenara  a CNE que faça, de novo, o apuramento nacional dos resultados eleitorais, como forma de resolver o contencioso eleitoral persistente desde que foram divulgados os resultados provisórios da segunda volta das presidenciais, a 01 de janeiro passado.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário