sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Festa Nacional




“Basta de sucessivas alterações da ordem constitucional no país” diz o Presidente da Republica

Bissau 26 Set 14 (ANG) – O Presidente da Republica disse quarta-feira “basta às sucessivas alterações da ordem constitucional, seguidas de períodos de transição politica porque o país já não tem condições e nem pode dar-se ao luxo de voltar a embarcar em aventuras semelhantes”. 

José Mário Vaz que falava por ocasião  da comemoração do 41° aniversário da independência da Guiné-Bissau, disse que os guineenses devem concentrar-se naquilo que os irá unir porque têm um grande desafio que é a paz, estabilidade, o  crescimento e desenvolvimento económico do país.

 “ A hora é de acção e muito trabalho e não de palavras, chegou o momento de arregaçarmos as mangas e metermos as mãos na lama para assim construirmos a nossa economia, seguindo os ensinamentos do nosso saudoso líder imortal, Amílcar Cabral, que afirmava que a agricultura é a base da nossa economia”, recorda o Presidente da Republica.

Mário Vaz disse tratar-se de um  momento de “Revolução Verde”, instrumento para reduzir o nível da fome, da pobreza e criar empregos para os jovens.

Disse que, enquanto Presidente da Republica, gostaria de deixar como legado, no primeiro e  segundo ano de mandato, o inicio do fim da insuficiência alimentar , ou seja que o país passasse a produzir o arroz em quantidade e qualidade suficiente para alimentar a população nacional. 

Falando perante deputados, membros do governo e do corpo diplomático, o Presidente da Republica reafirmou a sua confiança nas Forças Armadas salientando que, com o nível de confiança que hoje existe no país, é um exemplo ao mundo que o guineense quando quer faz.

“ Por isso, queremos assegurar que as mudanças feitas nas instituições e eventuais outras que vieram a ser feitas, não devem ser entendidas como sendo contra alguém. Foram e serão no interesse de todos, pelo que em cada momento temos que avaliar quem, em função das circunstâncias, está em melhores condições para servir o bem comum “ esclareceu.

 JOMAV, como também é conhecido sublhinhou  que há que pensar em soluções abrangentes e consistentes que valorizam o estatuto das vítimas, criando um quadro que valoriza e facilite que todos os guineenses possam contribuir para o esforço colectivo de paz e reconciliação nacional. 

“ Mediante isso aproveito para tornar público que irei indultar  cidadãos nacionais, como gesto simbólico de que é possível o perdão e a reconciliação no seio da nossa sociedade por um lado e por outro, que cada um de nós merece uma segunda oportunidade na vida.E é esta, a segunda oportunidade que o país também espera receber da parte da Comunidade Internacional “ vincou. 

No domínio da justiça, o Presidente da Republica espera um verdadeiro virar da página, colocando o cidadão no centro de toda a actividade, por ser ele o fundamento e razão de ser da justiça.

Segundo o chefe de estado guineense, o medo, a arrogância, o abuso de poder, a parcialidade, a corrupção e interesses obscuros que tem gravitado e ainda gravitam a volta deste poder tão importante na afirmação do Estado de direito democrático no país tem de acabar e ninguém pode ter a pretensão de apropriar -se daquilo que é de todos, a nossa terra.

 “No meu mandato isso não acontecerá. Quero uma Guiné deferente, um país em que reine o primado pela lei, quero uma Guiné de todos e para todos, não haverá guineenses de primeira, segunda e nem guineenses ricos ou pobres. Todos serão iguais perante a lei “ clarificou. 

Acrescentou que” o  sector judiciário, sendo um dos pilares do Estado de direito democrático, não pode ser o lugar para ajuste de contas, de combate político, enriquecimento ilícito, protecção de familiares e amigos ou ainda arma de arremesso contra todos os que não fazem parte da família”.

“ Farei uso de todos os poderes que a Constituição da Republica me confere para combater, sem tréguas, a utilização do poder judiciário para ajuste de contas, corrupção, combate político ou de outra natureza, “ esclareceu. 

ANG/MSC/SG 
   
  

Sem comentários:

Enviar um comentário