segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EAGB





Funcionários decretam greve de 5 dias

Bissau, 22 de Set. 14 (ANG) - O Comité sindical da Empresa de Electricidade e Aguas da Guiné-Bissau (EAGB) decretou uma greve de cinco dias com inicio a partir do próximo dia 25 reivindicando o pagamento de 41 meses dos salários em atraso.

Em declarações à ANG, o Presidente do Sindicato da empresa, José Carlos Baptista disse que consta ainda no Caderno Reivindicativo a regularização do pagamento da divida para com o Instituto Nacional da Segurança Social e das quotas sindicais.

O pagamento do fundo social dos trabalhadores, a implementação da reforma e melhoria das condições de trabalho e da assistência médica e medicamentosa, são outras reclamações dos trabalhadores da EAGB.

 “Apesar dos esforços do executivo em evidenciar meios para funcionamento da EAGB, continuamos na situação de tamanha sofrimento e dificuldades porque a nossa grelha salarial é baixa e além de mais os salários não são pagos atempadamente”, lamentou o Presidente do Comité Sindical da EAGB.

Sublinhou que para o bem da população guineense em geral o Comité Sindical manifesta a sua total abertura e disponibilidade ao diálogo com o patronato para uma solução concertada.

José Carlos Baptista disse que o pré-aviso de greve foi entregue ao patronato desde o passado dia 16 do corrente mês mas que até então não houve uma reacção do governo.

“Isso significa que não há outra alternativa a não ser o recurso a greve”, considerou Carlos Baptista.
A paralisação dos serviços de água e electricidade foi convocada numa altura em que a EAGB melhorou consideravelmente o fornecimento desses bens aos seus clientes  na cidade de Bissau.

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário