terça-feira, 9 de setembro de 2014




Ébola

 Ministra da Educação apela à população para não consumir carne de caça

Bissau,09 Set (ANG) - A ministra da Educação da Guiné-Bissau, Odete Semedo, apelou  segunda-feira à população guineense para deixar de consumir carne de caça como forma de evitar a infecção por vírus de Ébola.

Odete Semedo falava aos jornalistas à margem das comemorações do Dia Mundial da Alfabetização que se assinaladia 8 de Setembro e que na Guiné-Bissau está a ser dedicado à prevenção do Ébola.
  
Perante jovens da comunidade do bairro de Antula, arredores de Bissau, a ministra lamentou  "ter havido resistência" da população aos apelos das autoridades no que toca à suspensão temporária do consumo de carne de animais de caça.
  
 "Ainda temos notícias de gente que está a consumir carne de caça, dizendo que há muito que come porco do mato, gazela e nada acontece", afirmou Odete Semedo. 
  
Para já, o Governo apenas vai reforçar a sensibilização contra essas práticas, mas no futuro pretende tomar "medidas drásticas", disse Odete Semedo. 
  
A ministra da Educação guineense também criticou o comportamento da população que tem vindo a "lançar falsos alarmes" de pessoas infectadas com Ébola supostamente vindas da Guiné-Conakry, país onde a doença já matou mais de 500 pessoas.
  
O Governo disponibilizou dois números de telefone gratuitos para a denúncia de casos suspeitos mas, de acordo com Odete Semedo, algumas pessoas têm estado a ligar para esses números lançando "falsos alarmes" pondo em pânico os agentes de saúde.
  
"É uma brincadeira de mau gosto diante de um problema que está a ceifar vidas", notou a ministra da Educação. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário