terça-feira, 9 de setembro de 2014



Transportes e Comunicações

Investidura de novos corpos directivos

Bissau,09 Set 14 (ANG) – O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações (SETC) exortou aos novos corpos directivos daquela instituição uma maior responsabilidade na gestão da coisa pública.

João Bernardo Vieira discursava hoje na cerimónia de investidura dos novos corpos directivos da Administração dos Portos da Guiné (APGB), da Agência de Aviação Civil, dos Serviços de Assistência Aeroportuária, do Instituto Nacional da Meteorologia e do Instituto Marítimo Portuário.

“O contexto politico, económico e social que vivemos hoje, exige maior responsabilidade na gestão da coisa pública, maior eficácia na execução dos programas de desenvolvimento a curto, medio e longo prazo”, disse o governante.

Apelou aos recém empossados a procuraram resultados que vão de acordo com as metas traçadas pelo governo e aquilo que constitui as aspirações de toda a população beneficiária dos serviços prestados.

“Neste sentido, quero exortar a todos que, o que espero de vós nesta era, é o empenho, dedicação, determinação, visão, competência, resultados e alto sentido patriótico”, disse Bernardo Vieira.

Em termos sectoriais e para a nova direcção da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), o secretário de Estado dos Transportes e Comunicações lançou uma repto no sentido de fazer do único porto comercial do pais, uma instituição funcional, organizado, seguro, atraível, competitivo e mais dinâmico ao nível da sub-região.

“Neste sentido serão necessárias reformas estruturais objectivamente pragmáticas que terão que ser associadas à visão do secretário de Estado e às capacidades operacionais da nova direcçao em  cumprimento do quadro legal que orienta o sector”, disse.

João Bernardo Vieira sublinhou que o Porto de Bissau não pode continuar a ser visto como fonte de rendimento para alguns, mas sim, uma entidade dinâmica, moderna e rentável, capaz de criar condições e oferecer serviços que geram riquezas em benefício do pais.

A título de exemplo declarou que os privilégios que são atribuídos aos ex-membros do corpo directivo não poderão continuar a ser atribuídos por serem insustentáveis, injustos e desadequados  às necessidades prementes de apetrechamento institucional e melhoria das condições de trabalho.

O governante exortou no entanto ao novo Director Geral da APGB no sentido de pôr fim a prática reiterada de atribuição de senhas de combustíveis e outras benesses aos ex-membros do corpo directivo daquela instituição.

Em relação a Aviação Civil, o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações disse esperar que os novos responsáveis sejam capazes de criar as condições para que se possa   ter um Código Aéreo.

“No que concerne ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o único que dispomos, deve servir de imagem positiva do pais na medida em que é a primeira porta de entrada, devendo ser alvo de modernização que coaduna com os desígnios traçados ao nível do programa do governo”, afirmou.

Bernardo Vieira sublinhou que o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira precisa de ser dotado de equipamentos modernos de segurança que se alinham aos padrões internacionais e que fazem das chegadas e partidas momentos de conforto e de confiança.

Aos responsáveis dos Serviços de Assistência Aeroportuária, Bernardo Vieira disse que a sua eficiência será fundamental para tornar o Aeroporto de Bissau viável.
Em relação aos Serviços Meteorológicos, o governante disse acreditar que a sua produção tem sido abaixo das suas capacidades e potencial, consequência de um fraco investimento no passado.

“Vamos agir no sentido de contribuir de forma significativa a escala nacional e internacional na identificação, avaliação e controlo dos riscos de catástrofes naturais e difusão antecipada de alertas. Tudo isso requer uma acçao clara e diferenciada em termos de engajamento politico, na criação de condições de trabalho e operacionalidade da Meteorologia Nacional”, frisou.

O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações exortou aos novos responsáveis do Instituto Marítimo Portuário, como órgão regulador, coordenador e fiscalizador para que sejam capazes de criar as condições para a protecçao dos mares da Guiné-Bissau bem como criar as condições para asseguramento de buscas e salvamentos em situações de naufrágios.

Para a função do Presidente do Conselho de Administração da APGB, foi nomeado Jailson José da Costa, tendo como 1° Vogal Alberto Filomeno Cabral e 2° Vogal Félix Blutna Nandungué.  Mário Mussante da Silva é o novo Director Geral da APGB.

Na Agencia de Aviação Civil da Guiné-Bissau,  João Filomeno Moreira,foi nomeado Presidente do Conselho de Administração, no Instituto Nacional da Meteorologia, foi reconduzido João Lona Tchedna nas funções do Presidente do Conselho de Administração e no Instituto Marítimo Portuário, Carlos Silva é o novo Presidente do Conselho de Administração.ANG/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário