sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fundo de Auto-ajuda/2014




Embaixada dos EUA financia projectos sociais na Guiné-Bissau 

Bissau, 26 set 14 (ANG) – O novo responsável politico para assuntos da Guiné-Bissau na embaixada norte americana sedeada em Dacar, no Senegal entregou quarta-feira um apoio orçado em valor correspondente em cerca de 44 mil euros à três projectos sociais guineenses no quadro do Fundo de Auto-ajuda de 2014.

Gregory Garland, disse que essas “ajudas simbólicas” é um sinal do empenho do governo Norte-americano em apoiar as autoridades de Bissau.

Este ano, conforme Gregory Garland, mais dois novos projectos, nomeadamente, o Orfanato Lar Bethel e o Projecto de Água e Saneamento da Comunidade de Mansoa foram contemplados por esse fundo americano.

 A Associação Voz di Paz de Apoio à Cidadania também beneficiou do referido apoio.
O orfanato recebera cerca de nove mil euros para a aquisição de mobiliário e equipamento, e o Projecto de Mansoa recebeu a mesma quantia para o melhoramento das suas redes de água enquanto a Voz de Paz beneficiou de cerca de 27 mil euros.

À margem da cerimónia, Gregory Garland escusou-se a comentar a situação política da Guiné-Bissau, reiterando a mensagem de apoio às autoridades feita na última semana depois da substituição do chefe das Forças Armadas, António Indjai, que dirigiu o golpe de Estado de 2012.

"O novo governo eleito da Guiné-Bissau está a passar por um processo de restabelecimento de um estado de direito num país que há apenas dois anos sofreu um golpe militar. É de salientar que o governo tem feito progressos consideráveis", referiu o novo representante.

"Tencionamos continuar a trabalhar e a apoiar o novo governo da Guiné-Bissau à medida que constrói um estado de direito democrático", acrescentou. 

Uma fonte da representação dos EUA em Bissau informou à imprensa que, no exercício das suas funções, Gregory Garland vai passar a estar durante algumas semanas no escritório de ligação da embaixada dos EUA na capital guineense.

Entretanto em comunicado por ocasião da celebração, quarta-feira (24) da festa nacional da Guiné-Bissau o Governo americano reiterou o seu apoio as novas autoridades guineenses na construção de um pais de estado de direito democrático.

“Os Estados Unidos estão com o governo e o povo da Guiné-Bissau na medida em que trabalham juntos para solidificar o seu progresso democrático, promover o estado de direito e incentivar um maior crescimento económico e a prosperidade”, lê-se no comunicado enviado à ANG.

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário