quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Defesa e Segurança

Chefias militares ausentes na reunião sobre reformas no Gana

Bissau,10 Set 14 (ANG) - Os militares da Guiné-Bissau que deveriam participar numa reunião internacional no Gana, para discutir reformas no sector de defesa e segurança do país, não chegaram a viajar, anunciou terça-feira fonte militar.

Segundo a fonte, por indicação do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, deviam participar nos trabalhos os coronéis Lassana Mansali e Dinis Incanha, mas acabaram por não se deslocar devido a "questões burocráticas".   

A capital do Gana, Acra, acolhe entre quarta a quinta-feira, a 34ª reunião ordinária do Comité de Chefias de Defesa da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).  

 Da agenda consta "o Programa de Reforma do Sector de Defesa e Segurança [DSSRP na sigla inglesa] da Guiné-Bissau e a revisão do mandato da missão [da força de estabilização] da CEDEAO no país, a ECOMIB".   

Questionado sobre os motivos da ausência, à margem de um encontro com a comunidade internacional, na terça-feira em Bissau, o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira disse desconhecer a ausência da comitiva do país no encontro.

 "A Guiné-Bissau tem-se manifestado a favor da continuidade" da ECOMIB no país, realçou, remetendo os detalhes da matéria para o Presidente da República, José Mário Vaz.  

A Guiné-Bissau acolheu o último encontro do Comité de Chefias de Defesa da CEDEAO, realizado em Fevereiro, em Bissau.
ANG/Angop
 


Sem comentários:

Enviar um comentário