terça-feira, 16 de setembro de 2014

Receitas fiscais

Ministro das Finanças reconhece que há muita fraude nas Alfândegas

Bissau,16 Set 14 (ANG) - O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins, reconheceu esta segunda-feira que “há muita fraude” nos serviços das Alfândegas do país, e disse ser “um problema que está a desviar receitas dos cofres do Estado e que é preciso combater com mudanças na estrutura”.

“Há muita evasão, muita fuga e muita fraude. Essa situação não pode continuar”, afirmou o governante durante uma conferência de imprensa conjunta com o Fundo Monetário Internacional (FMI), na qual as receitas fiscais estiveram no centro das atenções.

Solicitado a indicar casos concretos dessa fuga ao fisco, Martins apontou o caso das importações de arroz.

“Se for agora a alguns armazéns em Bissau e Safim”, nos arredores da capital, “há muitos camiões e viaturas que estão apreendidas, importam arroz num montante de 100 e declaram 10”, referiu.

Geraldo Martins garantiu que está a começar a ser aplicada uma “política agressiva” no sentido de identificar essas situações e aumentar o controlo, sobretudo ao nível das fronteiras, e que as medidas já começaram a dar frutos, tendo em conta que as receitas do Estado em Agosto e Setembro aumentaram, se comparadas com o período homólogo do ano passado. ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário