quarta-feira, 10 de setembro de 2014



Solidariedade

Guiné-Bissau oferece material de prevenção à Guiné-Conakry

Bissau,10 Set 14 (ANG) - A Guiné-Bissau vai oferecer material de prevenção do vírus de Ébola à vizinha Guiné-Conacri, anunciou na terça-feira o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira durante uma reunião com representantes da comunidade internacional em Bissau, em que agradeceu os apoios dados ao país para prevenir o Ébola.

O líder do governo guineense justificou o donativo com os laços de "amizade e irmandade" que unem os dois países.

A oferta vai ser entregue na quarta-feira, por via dos canais diplomáticos, e inclui equipamentos de protecção e desinfectantes.  

 O líder do Governo salientou ainda que a decisão de fechar as fronteiras com a Guiné-Conacri, em Agosto, baseou-se estritamente em "orientações técnicas" e que, apesar das críticas da população, espera que a medida não afecte as relações entre os dois lados da fronteira.   

 Segundo referiu, o assunto foi tratado com o embaixador da Guiné-Conacri em Bissau e em conjunto chegaram inclusive a tratar da abertura de "corredores humanitários" para levar abastecimentos às comunidades que ficariam isoladas devido ao encerramento dos postos de passagem.

 No final do encontro com a comunidade internacional, a ministra da Saúde, Valentina Mendes, descartou a possibilidade de virem a ser encerradas também as fronteiras a norte com o Senegal, depois de ter sido detectado um caso no país.  

Ainda segundo a ministra, a Guiné-Bissau continua a precisar com urgência de um "kit" laboratorial para manter em marcha o plano de prevenção contra o Ébola.  

Apesar dos agradecimentos feitos pelo primeiro-ministro à comunidade internacional, pelo apoio concedido à Guiné-Bissau, a titular da pasta da Saúde recordou que, a nível da sub-regional, os ministros da Saúde da África Ocidental continuam a pedir um apoio mais expedito face à ameaça do Ébola.

O apelo foi feito num encontro realizado em Acra, capital do Gana, em Agosto.  
ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário