segunda-feira, 29 de setembro de 2014



Luto nacional

Acidente com mina mata 22 pessoas

Bissau,29 Set 14 (ANG) - O governo da Guiné-Bissau decretou dois dias de luto nacional, domingo e segunda-feira, em memória das 22 vitimas mortais da explosão de um veículo de transporte coletivo que, na sexta-feira, terá passado sobre uma mina.

De acordo com a Lusa, o acidente aconteceu a meio da tarde de sexta-feira, no caminho entre as povoações de Bissorã e Encheia, no interior do país.

De acordo com o balanço mais recente, o número de mortos ascende a 22, apesar de haver feridos em estado grave internados no Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau.

O executivo guineense reuniu-se em Conselho de Ministros extraordinário tendo  debruçado sobre o desastre e, para além de decretar dois dias de luto nacional, decidiu também criar uma comissão de inquérito, presidida pela ministra da Justiça,
Carmelita Pires, para averiguar as causas do acidente.

O veículo ter-se-á desviado do caminho em terra batido para permitir a passagem de outra viatura que vinha em sentido contrario. Nesse desvio da estrada acionou uma mina, que se supõe ter sido colocada desde os tempos da guerra colonial.

O Director-Geral  do Centro de Acçâo Anti-Mina , Cesar de Carvalho disse tratar-se de uma mina antitanque, sendo a terceira vez que uma explosão deste género acontece naquela zona.

O governo liderado por Domingos Simões decidiu ainda criar uma comissão de solidariedade para apoiar os familiares das vítimas e que será presidida pela ministra da Mulher, Família e Coesão Social, Bilony Nhassé.
ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário