quarta-feira, 17 de setembro de 2014

 Forcas Armadas

 Biaguê Na Ntan nomeado novo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas

Bissau,17 Set 14 (ANG) – O Brigadeiro-general Biaguê Na Ntan (na reserva) é o novo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

O Decreto Presidencial n°41 que o nomeou foi divulgado nas primeiras horas desta quarta-feira em Bissau, depois de um dia de consultas entre as chefias militares e civis guineenses.

Durante a noite de terça-feira, o Conselho de Ministros esteve reunido numa sessão extraordinária, para analisar a escolha submetida pelo Conselho Superior da Defesa Nacional (CSDN) que recaiu sobre Biaguê Na Ntan.

Biague Na Ntan, natural de uma pequena aldeia chamada Finete (nos arredores de Bambadinca), era até aqui o actual Chefe da Casa Militar da Presidência da República da Guiné-Bissau.

Na Ntan tinha sido nomeado para o cargo na presidência da republica no passado dia 17 de Julho..

Militar na reserva, Biague Na Ntan era Comandante-geral do Corpo da extinta Guarda-fiscal,  quando Mário Vaz era ministro das Finanças, no governo de Carlos Gomes Júnior deposto a 12 de Abril de 2012.

Biague Na Ntan que muitos consideram como “amigo pessoal” de José Mário Vaz já desempenhou as funções do vice-Chefe do Estado-maior do Exército.

Na Ntan substitiu António Indjai demitido segunda-feira por um decreto presidencial, nas funções  de Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas.
ANG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário