quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Politica

“Setembro vitorioso deve ser momento de reflexão sobre o futuro da Guiné-Bissau “,diz Secretario Nacional do PAIGC

Bissau, 03 Set 14 (ANG) - O Secretario Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo verde (PAIGC), pediu esta terça feira a todos os guineenses, em particular aos militantes e simpatizantes desta formação política a fazerem de “Setembro Vitorioso “um momento de festa, mas também  de reflexão sobre o futuro do partido e da Guiné-Bissau.   

Abel da Silva Gomes que falava na cerimónia de abertura das actividades comemorativas do “Setembro vitorioso 2014”, disse que, no presente  ano as actividades comemorativas visam reforçar a unidade e coesão no seio do partido e de combatentes da pátria que outrora unidos e orientados por  Amílcar Cabral e com determinação e compromisso patriótico incondicional conquistaram a independência nacional. 

Por sua vez, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira disse que o momento é de homenagear Amílcar Cabral, assim como de retribuir o contributo à todos os combatentes da liberdade da pátria.

Segundo o programa vão ser comemorados a data em que os restos mortais de Amílcar Cabral e doutros combatentes foram transladados da Guiné-Conacry para Bissau à 02 de Setembro de 1976, 10 de Setembro de 1974 , dia em que o governo Português reconheceu (de jure) o Estado independente e  12 de Setembro ,data de nascimento de Amílcar Cabral em 1924,  e também da fundação da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC).

Segundo Domingos Simões Pereira o “Setembro Vitorioso” deste ano vai realizar uma série de publicações nomeadamente a reedição de textos escritos por Amílcar Cabral, fotografias de momentos especiais do pai da nacionalidade da Guiné e Cabo Verde e de depoimentos dos seus colegas.

As comemorações terão como o foco, o 90º aniversário do nascimento de Amílcar Cabral e o 40º aniversário da fundação da JAAC, que constituem ocasiões especiais para a geração de Cabral, ainda em vida passar a nova geração do partido o testemunho do projecto político do PAIGC e da sua experiencia política. ANG/LPG/SG   


Sem comentários:

Enviar um comentário