quarta-feira, 3 de setembro de 2014



Emigração clandestina

Dois candidatos guineenses decidem abandonar o centro espanhol de Ceuta

Bissau, 3 Set 14 (ANG) - Dois candidatos guineenses a imigração clandestina decidiram voluntariamente voltar à terra Natal, disse hoje à ANG o jornalista Braima Camará actualmente a residir em Espanha.

Em serviço especial para a Agência de Noticias da Guiné-ANG, Camara revelou que os dois se chamam Issa Baldé de 29 anos de idade, natural de Bafata, Leste da Guiné e António Mendes, natural de Canchungo, Norte da Guiné-Bissau.

"A vida é muito dura na Europa. Quando não se tem emprego as coisas ficam ainda mais difíceis em Espanha. A menos que no meu pais,com a minha familia posso comer e dormir numa casa”, disse Issa Baldé à um grupo de jornalistas que visitou o centro.

Os dois encontram há três anos no centro de estância temporal de imigrantes na tentativa de entrar clandestinamente em Espanha através de uma embarcação à remo.

Segundo Braima Camará na caminhada depois de os dois enfrentarem varias dificuldades, nomeadamente dormir na rua, passar fome, o sentimento de desistência dominou a vontade de prosseguir a caminhada, e ao chegarem a Ceuta se inscreveram no programa de regresso voluntario através de uma ONG entretanto não identificada.

O jornalista guineense actualmente a estudar em Espanha disse que a mediação desta ONG possibilitou que os dois pudessem retirar-se do Centro de acolhimento sem qualquer processo judicial por entrada ilegal no território espanhol.

Issa Baldé e António Mendes estiveram numa aventura que envolveu duas dezenas de candidatos africanos à imigração clandestina e que tiveram passagens por Senegal, Mali, Burquina faso, Niger, Argélia e Marrocos.

Outros 45 candidatos guineenses à imigração clandestina se encontram na cidade espanhola de Melila a aguardar pelas suas sortes. ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário