terça-feira, 9 de setembro de 2014



Campanha agrícola

Ministério da Agricultura alerta que várias culturas poderão não ter ciclo vegetativo completo

Bissau, 09 Set 14 (ANG) -O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) prevê melhorias na queda das chuvas para o período entre Agosto e Outubro apesar desta perspectiva admite-se que   várias culturas poderão ter dificuldades na conclusão do ciclo vegetativo.

 Segundo um boletim informativo enviado à ANG pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural conclui-se que a chegada tardia das chuvas e sua má distribuição nos meses de Junho e Julho levaram muitos agricultores a perderam sementes lançadas na terra logo no início da época chuvosa.

 “Este ano muitos agricultores abandonaram a lavoura com recurso aos tractores porque os solos estavam secos e não tinham a certeza que haverá boa pluviometria,” refere o boletim elaborado pelo Grupo de Trabalho Pluridisciplinar (GTP).
.
O GTP  refere  entretanto que nem tudo esta perdida e pede que se aguarde pelo comportamento das chuvas até finais de Outubro.

O grupo admite que poderá ainda haver agricultores que voltarão a semear o feijão, a mandioca e mesmo o arroz de bas fonds (pequenos vales) e de mangrove.

 O GTP  recomenda aos agricultores a  apoiarem-se em sementes  alternativas com vista a melhorar a presente campanha agrícola tais como culturas de benó(sésamo) Feijão de ciclo curto, Mandioca e  arroz irrigado.

Ainda recomenda a prática de culturas hortícolas e criação de animais de ciclo curto como alternativas à situação da instabilidade dos rendimentos agrícola.
  
Os técnicos que elaboraram o boletim Informativo mensal referente a campanha agrícola 2014/2015 consideraram urgente o apoio aos serviços de protecção vegetal com meios de combate às pragas e para a continuidade das actividades de seguimento da campanha agrícola.

Este  Boletim Informativo  mensal do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural relata os resultados da  primeira missão no terreno realizado de O1 a 07 de Agostos pelo GTP durante a qual procedeu a analise do registo pluviométrico, da situação das culturas, da situação fitossanitária, da sanidade animal, e dos mercados.
ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário