terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sector de Empada

 Morte do Oficial de Registo Civil impede emissão de documentos

Bissau, 02 Set. 14 (ANG) - A morte do Oficial de Registo Civil colocado no Sector de Empada impede, há já cerca de dois meses, aos populares locais de efectuarem o registo dos seus filhos recém-nascidos e requererem documentos de identificação como Certidões Narrativa Completa ou para a feitura do Bilhete de Identidade.

A situação foi transmitida esta terça-feira à ANG, via telefone, por Lamine Coté residente naquela localidade do sul do país.

 De acordo com este lavrador de 39 anos, durante a doença do funcionário em causa e alguns dias apos a sua morte, tinha a informação de que o seu auxiliar emitia documentos às populações, no entanto, este viria a ser proibido de o fazer alegadamente por falta de vínculo laboral com o Ministério da Justiça, a entidade que tutela este serviço.

“Em Empada, no passado sempre que ausentava um Oficial do Registo Civil, o Secretário Administrativo encarregava-se da emissão de documentos requeridos ”, explicou Coté.

Segundo Coté muitos naturais de Empada se encontram afectados com esta situação e sita o exemplo do seu sobrinho que “deve viajar para Portugal mas que não pode porque até agora não conseguiu os documentos que pretende junto do Registo Civil local”.

Por isso, Lamine Coté pede ao Ministério da Justiça que nomeie, com brevidade, um Oficial do Registo Civil para o Sector de Empada.

Entretanto, a reportagem da ANG ouviu ainda hoje, o Diretor-geral da Identificação Civil e Notariado sobre o assunto, que informou que já  se formalizou  a indigitação de um funcionário para ocupar a referida vaga em Empada.

Arnaldo Mendes garante que ainda esta semana o novo Oficial do Registo Civil irá iniciar os seus trabalhos nesta localidade.

Questionado da existência de casos semelhantes noutros sectores do país, este responsável respondeu que em Gabú, leste do país, vive-se a mesma situação, no entanto, segundo ele, também foi indigitado um funcionário para substituir o anterior falecido.

Arnaldo Mendes assegurou ainda que, igualmente, o Oficial do Registo Civil do sector de Fulacunda, sul do país, que se encontra doente, será brevemente substituído nas suas funções. ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário