quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Forças Armadas
Novo CEMGFA promete submissão dos militares ao poder politico
Bissau, 18 Set 14 (ANG) - O novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, Biaguê Na Ntan, disse Quarta-feira que, sob o seu comando, os militares vão submeter-se ao poder político democraticamente eleito e que vai promover a formação e reforma do setor.
Nas primeiras declarações enquanto CEMGFA, após a posse conferida pelo Presidente da República, Na Ntan, de 64 anos, disse que a submissão dos militares ao poder político faz parte das suas prioridades contrariando o histórico registo de insurreição.
"Temos que respeitar a Constituição da República e as leis, subordinar as Forças Armadas ao poder político democraticamente eleito, organizar e dar formação aos jovens que nos vão substituir", afirmou Biaguê Na Ntan.
O novo chefe das forças armadas guineenses recebeu formação militar em academias da antiga União Soviética e Cuba e ainda na Guarda Fiscal em Portugal. Desempenhava até a sua nomeação o cargo de Chefe da casa militar da Presidência da Republica e foi vice-chefe de estado-maior do exercito.
Biaguê Na Ntan que foi promovido a Tenente-General(era Brigadeiro-General) por um decreto presidencial divulgado quarta-feira, substitui o general António Indjai, líder do golpe militar de 12 de Abril de 2012 e que ocupava o cargo desde 2010.ANG/ÂC/SG
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário