quinta-feira, 18 de setembro de 2014



Forças Armadas

Novo CEMGFA promete submissão dos militares ao poder politico

Bissau, 18 Set 14 (ANG) - O novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, Biaguê Na Ntan, disse Quarta-feira que, sob o seu comando, os militares vão submeter-se ao poder político democraticamente eleito e que vai promover a formação e reforma do setor.

Nas primeiras declarações enquanto CEMGFA, após a posse conferida pelo Presidente da República, Na Ntan, de 64 anos, disse que a submissão dos militares ao poder político faz parte das suas prioridades contrariando o histórico registo de insurreição.

"Temos que respeitar a Constituição da República e as leis, subordinar as Forças Armadas ao poder político democraticamente eleito, organizar e dar formação aos jovens que nos vão substituir", afirmou Biaguê Na Ntan.

O novo chefe das forças armadas guineenses recebeu formação militar em academias da antiga União Soviética e Cuba e ainda na Guarda Fiscal em Portugal.  Desempenhava até a  sua nomeação o cargo de Chefe da casa militar da Presidência da Republica e foi vice-chefe de estado-maior do exercito.

Biaguê Na Ntan que  foi promovido a Tenente-General(era Brigadeiro-General) por um decreto presidencial divulgado quarta-feira, substitui o general António Indjai, líder do golpe militar de 12 de Abril de 2012 e que ocupava o cargo desde 2010.ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário